Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24979

Share on

Title: Entre a ficção e a crítica: o Donjuanismo na obra de Urbano Tavares Rodrigues
Authors: MELO, Amanda Barros de
Keywords: Urbano Tavares Rodrigues; Crítica; Conto; Ficção; Donjuanismo
Issue Date: 7-Feb-2017
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O escritor português Urbano Tavares Rodrigues militou tanto na produção ficcional, quanto na atividade crítica. Em ambas as esferas, é detectável um elemento recorrente: o donjuanismo. Articulando a leitura das duas primeiras composições literárias acerca do mito de Don Juan (as peças de teatro redigidas por Tirso de Molina e por Molière) às discussões empreendidas por analistas em torno da personagem (por Rodrigues, inclusive), propomos a investigação de um corpus de contos e de ensaios críticos do autor. Nosso intuito é observar em que medida a essência do mito permanece ou se refaz no contexto -- português -- em que as obras se inserem e quais as implicações decorrentes. Para tanto, contemplamos desde a primeira publicação de Rodrigues, de 1952, até uma das últimas, de 2003. Os contos, particularmente, são organizados por meio dos temas recorrentes na obra do autor, a saber: amor, morte, sexo, erotismo e a mulher. Tais fatores são discutidos por meio do comentário às narrativas, com a abertura a contribuições de mais de uma vertente Estudos Literários (com importância particular à Filologia). Percebe-se, em todo o curso da investigação, a convergência entre o projeto crítico e ficcional do autor, assim como a permanência, ainda que recriada, do mito de Don Juan.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24979
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Teoria da Literatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE Amanda Barros de Melo.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons