Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25020
Compartilhe esta página
Título: | Aprendizagem mediada por artefatos impressos e digitais móveis: um estudo comparativo para a análise e desenvolvimento de aplicativos educacionais |
Autor(es): | BAPTISTA, Turla Angela Alquete de Arreguy |
Palavras-chave: | Aprendizagem móvel; Teoria da atividade; Interação humano-computador; Artefatos impressos; Artefatos digitais |
Data do documento: | 30-Abr-2014 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Esta dissertação apresenta uma pesquisa sobre artefatos impressos e digitais móveis utilizados nas atividades de ensino e aprendizagem. Com objetivo de recomendar diretrizes para a análise e desenvolvimento de aplicativos educacionais que atendam às necessidades de aprendizagem dos alunos, esta pesquisa partiu de um experimento desenvolvido com cinquenta alunos do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Os sujeitos testaram materiais didáticos impressos e digitais e a partir dos dados do experimento procedeu-se uma análise comparativa entre os artefatos impressos e digitais. Esta análise teve como base metodológica a Teoria da Atividade de Leontiev (1978), o Sistema da Atividade de Engeström (1987), o estudo de Breakdowns e Mudanças de Foco de Bodker (1997). Com os resultados, foi possível discutir as principais diferenças entre o manuseio dos artefatos e a compreensão dos conteúdos educacionais. Ao final, essa dissertação contribui com a elaboração de diretrizes para a análise e desenvolvimento de aplicativos educacionais para uso em tablet. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25020 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Turla Angela Alquete de Arreguy Baptista.pdf | 3,24 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons