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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25020

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Título: Aprendizagem mediada por artefatos impressos e digitais móveis: um estudo comparativo para a análise e desenvolvimento de aplicativos educacionais
Autor(es): BAPTISTA, Turla Angela Alquete de Arreguy
Palavras-chave: Aprendizagem móvel; Teoria da atividade; Interação humano-computador; Artefatos impressos; Artefatos digitais
Data do documento: 30-Abr-2014
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta dissertação apresenta uma pesquisa sobre artefatos impressos e digitais móveis utilizados nas atividades de ensino e aprendizagem. Com objetivo de recomendar diretrizes para a análise e desenvolvimento de aplicativos educacionais que atendam às necessidades de aprendizagem dos alunos, esta pesquisa partiu de um experimento desenvolvido com cinquenta alunos do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Os sujeitos testaram materiais didáticos impressos e digitais e a partir dos dados do experimento procedeu-se uma análise comparativa entre os artefatos impressos e digitais. Esta análise teve como base metodológica a Teoria da Atividade de Leontiev (1978), o Sistema da Atividade de Engeström (1987), o estudo de Breakdowns e Mudanças de Foco de Bodker (1997). Com os resultados, foi possível discutir as principais diferenças entre o manuseio dos artefatos e a compreensão dos conteúdos educacionais. Ao final, essa dissertação contribui com a elaboração de diretrizes para a análise e desenvolvimento de aplicativos educacionais para uso em tablet.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25020
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

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