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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25090
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Title: | A ecocidadania como princípio formativo e propositivo: diálogos necessários para a construção de uma escola cidadã |
Authors: | BOTÊLHO, Lucas Antônio Viana |
Keywords: | Geografia; Educação ambiental; Cidadania; Geografia – Estudo e ensino |
Issue Date: | 21-Feb-2017 |
Publisher: | UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO |
Abstract: | Como percurso de emancipação das práticas e construção de outras novas, a presente pesquisa mergulha na ecocidadania a partir dos possíveis diálogos que emergem da relação entre a Geografia e a Educação Ambiental no âmbito dos processos formativos e propositivos. O objetivo central é compreender a ecocidadania e seus desdobramentos nas ações escolares para a construção de um processo crítico-reflexivo que possibilita a formação cidadã de dentro para fora da escola. Através de observação não participante e entrevistas estruturadas, a coleta de dados foi realizada em escola situada no município de Recife-PE, mais especificamente na ilha de Joana Bezerra. A Escola Municipal Professor José da Costa Porto está situada na comunidade do Coque, área de vulnerabilidade socioambiental, conforme apontam estudos e levantamentos. Deste modo, a realidade que se pôs em evidência traz consigo a necessidade de viabilizar uma formação escolar centrada na intersecção entre cidadania e meio ambiente. Portanto, enxerga-se a ecocidadania como possibilidade mediática promotora de (re)construção das práticas formativas, com vista a atingir uma cidadania pautada na participação, em posturas crítico-reflexivas e mobilizadas a partir da realidade dos sujeitos com a intenção de permitir com que estes se reconheçam tal como. O contexto comunitário e a aproximação da escola com aquilo que está posto para além de seus muros é de suma importância. A realidade investigada mostrou ser possível pensar e agir em prol de uma escola que realiza uma formação (eco)cidadã que torna possível a superação das desigualdades, vulnerabilidades e estereótipos de exclusão social e ambiental. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25090 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Geografia |
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