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Título : O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) na Universidade Federal de Pernambuco: um estudo sobre a trajetória acadêmica dos estudantes bolsistas
Autor : CUNHA, Inês Virgínia Aleixes da
Palabras clave : Estudantes – Programas de assistência; Estudantes – auxilio financeiro; Ajuda federal ao ensino superior
Fecha de publicación : 29-mar-2017
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Resumen : Neste trabalho avaliamos o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) considerando a análise da trajetória dos estudantes bolsistas da Assistência Estudantil (AE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O intuito da pesquisa é verificar se o PNAES tem obtido sucesso como medida para reduzir as taxas de retenção e evasão acadêmica, conforme determinado em seus objetivos. Buscamos investigar a contribuição do programa para o bom desempenho acadêmico dos estudantes bolsistas em vulnerabilidade socioeconômica. O referencial teórico-metodológico centra-se no método dialético, mais especificamente, na historicidade e na contradição, para investigação dos períodos considerados como as fases da assistência estudantil, assim como, compreender o debate contemporâneo das políticas sociais no âmbito do neoliberalismo e da assistência estudantil enquanto estratégia da política educacional. Para realizar a análise da trajetória acadêmica dos bolsistas do PNAES nos utilizamos de dados disponibilizados pelo Núcleo de Informação e Tecnologia da Universidade Federal de Pernambuco dos campi Reitor Joaquim Amazonas (Recife), Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e Centro Acadêmico do Agreste (CAA). De acordo com dados em relação ao desempenho e o quantitativo de estudantes que conseguiram concluir a graduação, há uma perspectiva que apontaria para o sucesso do programa. No entanto, o PNAES está distante de desenvolver uma política estudantil (PAE) que tenham ações que venham a atender as necessidades integrais dos estudantes, constituindo-se como política focalizada e seletiva, que enfrenta dificuldades orçamentárias e não tem dado conta de atender a demanda que se apresenta na realidade das IFES.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25137
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Serviço Social

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