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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25290
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Título: | O papel das escolas técnicas agrícolas na difusão de ciência, tecnologia e inovação nas regiões: o caso das escolas estaduais de Serra Talhada e de Escada |
Autor(es): | SILVEIRA, Keilha Correia da |
Palavras-chave: | Geografia; Inovações agrícolas – Difusão; Desenvolvimento regional; Escolas agrícolas – Pernambuco |
Data do documento: | 11-Jan-2011 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | O tema desta dissertação enquadra-se, conceitualmente, numa visão ampla e integrada do desenvolvimento regional, visto aqui como, intrinsecamente relacionado à produção e difusão do conhecimento. Dessa forma, como instituições produtoras e difusoras de conhecimento técnico-científico para a sociedade, compreende-se as escolas técnicas como organizações que ocupam posição fundamental para o desenvolvimento regional. Elas aproximam e/ou induzem a interação entre as atividades produtivas e a investigação científica, uma vez que as escolas técnicas fazem a interlocução entre as necessidades dos agentes produtivos, o desenvolvimento regional e a investigação científica. Neste contexto busca-se avaliar o papel das escolas técnicas para o desenvolvimento regional, compreendendo-as como elementos constituintes do sistema estadual de inovação. Neste contexto as escolas técnicas têm seu papel desempenhado a partir da produção e difusão de conhecimento; elas devem oferecer, ao aluno, meios para torná-los capazes de absorver e produzir conhecimentos especializados, multidisciplinares e potencialmente inovadores, além de capacitá-los para apreender a sociedade na qual estão inseridos. Em ambos os estudos de caso, escolas técnicas estaduais de Escada e Serra Talhada, observou-se que as escolas desempenham limitadamente estas funções de produção e difusão de conhecimento direcionado para o desenvolvimento regional. Não se verificaram, na prática docente, interações e relações de complementaridade entre as disciplinas e entre a escola e demais instituições e organizações regionais. Também se percebeu que algumas barreiras ao processo de difusão do conhecimento nas escolas técnicas decorrem de sérios e antigos problemas de descontinuidade e desintegração entre os diversos níveis e modalidades do sistema educacional, assim como a desconexão daquelas com o sistema produtivo local/regional. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25290 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Geografia |
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