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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25290

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Título: O papel das escolas técnicas agrícolas na difusão de ciência, tecnologia e inovação nas regiões: o caso das escolas estaduais de Serra Talhada e de Escada
Autor(es): SILVEIRA, Keilha Correia da
Palavras-chave: Geografia; Inovações agrícolas – Difusão; Desenvolvimento regional; Escolas agrícolas – Pernambuco
Data do documento: 11-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O tema desta dissertação enquadra-se, conceitualmente, numa visão ampla e integrada do desenvolvimento regional, visto aqui como, intrinsecamente relacionado à produção e difusão do conhecimento. Dessa forma, como instituições produtoras e difusoras de conhecimento técnico-científico para a sociedade, compreende-se as escolas técnicas como organizações que ocupam posição fundamental para o desenvolvimento regional. Elas aproximam e/ou induzem a interação entre as atividades produtivas e a investigação científica, uma vez que as escolas técnicas fazem a interlocução entre as necessidades dos agentes produtivos, o desenvolvimento regional e a investigação científica. Neste contexto busca-se avaliar o papel das escolas técnicas para o desenvolvimento regional, compreendendo-as como elementos constituintes do sistema estadual de inovação. Neste contexto as escolas técnicas têm seu papel desempenhado a partir da produção e difusão de conhecimento; elas devem oferecer, ao aluno, meios para torná-los capazes de absorver e produzir conhecimentos especializados, multidisciplinares e potencialmente inovadores, além de capacitá-los para apreender a sociedade na qual estão inseridos. Em ambos os estudos de caso, escolas técnicas estaduais de Escada e Serra Talhada, observou-se que as escolas desempenham limitadamente estas funções de produção e difusão de conhecimento direcionado para o desenvolvimento regional. Não se verificaram, na prática docente, interações e relações de complementaridade entre as disciplinas e entre a escola e demais instituições e organizações regionais. Também se percebeu que algumas barreiras ao processo de difusão do conhecimento nas escolas técnicas decorrem de sérios e antigos problemas de descontinuidade e desintegração entre os diversos níveis e modalidades do sistema educacional, assim como a desconexão daquelas com o sistema produtivo local/regional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25290
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Geografia

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