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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25445

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Title: Educação cartográfica: uso de imagens de sensoriamento remoto e mapas antigos no estudo da ocupação de Candeias e Barra de Jangada
Authors: ARAÚJO, Franciele Eunice de
Keywords: Engenharia cartográfica; Cartografia nas escolas; Mapas históricos; Imagens de satélite; Crescimento urbano; Formação territorial
Issue Date: 1-Feb-2017
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A Cartografia é a arte e a ciência das representações espaciais. Sua aplicação é de extrema importância para a sociedade, principalmente na gestão dos territórios. A Cartografia Escolar é uma área de estudo de refinamento à percepção espacial dos alunos por meio de mapas, auxiliando-os a compreender o espaço geográfico em que estão inseridos. Diante disso, o objetivo central dessa pesquisa foi o desenvolvimento de um atlas que servisse de apoio às atividades e conteúdos didáticos das disciplinas de Geografia, História, Ciências e Matemática, ministradas em uma escola da rede pública dos bairros de Candeias e Barra de Jangada em Jaboatão dos Guararapes – PE. Para a criação do material, fez-se necessário um estudo do território com o apoio de mapas antigos e as imagens da série de satélites Landsat, usando os sensores MSS, TM, ETM+ e OLI. As imagens do período de 1978 a 2013 foram submetidas à composições coloridas RGB, classificação não supervisionada e extração de índices físicos. Assim, pôde-se fazer uma análise de crescimento urbano e mudanças espaciais nos bairros de Candeias e Barra de Jangada, na qual se verificou que os anos de maior crescimento da mancha urbana foram após a década de 90 para as duas localidades. A aplicação do material em sala de aula foi feita na Escola Estadual Benedito Cunha Melo, em Barra de Jangada. Alunos do primeiro ano do ensino médio foram inicialmente submetidos a um questionário avaliativo para averiguar o nível de aprendizado da turma em Cartografia. Verificou-se que os alunos têm dificuldades com os conceitos cartográficos básicos. Em seguida, foi desenvolvida uma atividade de demonstração para que os estudantes tivessem contato com o material produzido.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25445
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação

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