Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25972

Compartilhe esta página

Título: A formação de mulheres com a Linha da Vida: sentidos que emergem de experiências na Região Metropolitana do Recife
Autor(es): PAULINO, Fabiana Moura
Palavras-chave: Linha da Vida; Ação formativa; Mulheres; Direitos humanos
Data do documento: 7-Ago-2017
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta dissertação busca refletir sobre a ação formativa com mulheres, tendo como referência a metodologia da Linha da Vida, utilizada para focalizar a história individual e social de mulheres de contextos diversos através dos chamados grupos de autoconsciência. Esta ação parte de uma abordagem feminista e vem sendo realizada por organizações que integram movimentos de mulheres desde a década de 1960, nos continentes americano e europeu, no intuito político formativo e de produção de conhecimento. Nosso objetivo é compreender como uma ação formativa, realizada com mulheres na Região Metropolitana do Recife, pode contribuir para refletir sobre ações políticas coletivas e apresentar elementos que venham a integrar os debates acerca dos direitos humanos nos dias de hoje. Trata-se de um estudo que se apoia numa pesquisa qualitativa que está ancorada na abordagem da fenomenologia hermenêutica como caminho para compreender as categorias centrais que ofereceram o lastro necessário para análise da experiência. As análises realizadas tiveram como suporte as entrevistas reflexivas realizadas com quatro educadoras que vivenciaram a experiência metodológica da Linha da Vida; as contribuições de Bauman (2003) – uma vez que esse teórico apresenta uma visão acerca das comunidades no contexto contemporâneo, apresentando a problemática da fluidez liquefeita das mesmas; de Hannah Arendt (2015), os conceitos de singularidade e pluralidade que marca a condição humana; e, de Françoise Collin (1996, 2006, 2008, 2010), a articulação das contribuições de Arendt às questões das mulheres, que tem a práxis da diferença dos sexos como tema central.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25972
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Fabiana Moura Paulino.pdf3,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons