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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26260
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Título: | Uma visão dos estudantes de Vitória de Santo Antão-PE sobre os impactos da poluição dos rios nos recifes costeiros |
Autor(es): | MOURA, Andreza Campos de |
Palavras-chave: | Educação ambiental; Poluição das águas; Discurso do sujeito coletivo |
Data do documento: | 5-Set-2018 |
Citação: | MOURA, A. C. |
Abstract: | Os recifes de corais são ambientes com uma alta biodiversidade marinha, abrigando uma em cada quatro espécies, e apesar de serem importantes do ponto de vista médico, econômico e ecológico, esses ambientes estão ameaçados pelos impactos causados por nossa sociedade. Eventos como branqueamento, surgimento de novas doenças e o desaparecimento de espécies, estão associados ao crescimento desordenado da população nas cidades costeiras e nos municípios vizinhos nas últimas décadas e suas consequências diretas e indiretas sobre os ambientes naturais. Dessa forma, utilizamos as premissas do Discurso do Sujeito Coletivo para analisar as percepções dos estudantes de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, a cerca dos conhecimentos relacionados aos conceitos de recifes de corais e de como as suas ações diárias podem afetar a dinâmica desses ecossistemas. Como tentativa de reverter e minimizar essa situação, encontramos na educação ambiental uma ferramenta importante para sensibilizar estes estudantes sobre a importância de conservar os recifes de corais. Cerca de 14% dos alunos se referiu aos recifes de corais como pedras ou rochas, o que está relacionado a existência de defasagem de conceitos relacionados a essa área. De maneira geral não conseguem relacionar suas condutas diárias com os impactos nos recifes de corais, onde alguns acabam associando a degradação desses ambientes com ações desenvolvidas no mesmo local, como o pisoteio, o turismo predatório, a ancoragem de embarcações, sendo que, apenas dois alunos conseguiram relacionar a poluição dos rios, suas ações diárias e os impactos nos recifes costeiros. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26260 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
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