Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26297

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Danielle Melo dos-
dc.contributor.authorSILVA, Claudiana Celerino-
dc.date.accessioned2018-09-06T12:48:49Z-
dc.date.available2018-09-06T12:48:49Z-
dc.date.issued2018-09-06-
dc.date.submitted2018-07-13-
dc.identifier.citationSILVA, C. C.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26297-
dc.description.abstractA eliminação dos recursos naturais tem expandido ameaçando cada vez mais as comunidades, habitats, ecossistemas e biomas que compõem o planeta. Com o uso improprio desses recursos naturais, o crescimento da fronteira agrícola, a expansão urbana e industrial, muitas espécies vegetais e animais estão à beira da serem extintas no meio de tantos desastres ambientais os impactos de grandes empreendimentos como caça ilegal (e excessiva), entre outros exemplos que podem ocasionar a perda da diversidade. A educação ambiental deve ser inserida na sociedade ao ponto de ser transformada em sinônimo de cidadania, constantemente encontramos situações em que pessoas presentes no meio social não conseguem exatamente entender quais os verdadeiros riscos e as proporções do mau uso dos recursos ambientais. Enquanto o ambiente é abruptamente interrompido, muitas espécies não atingem a reprodução esperada. Outros problemas acontecem com o aparecimento de mudanças climáticas, o tráfico de fauna e flora que colaboram com o desequilíbrio natural. A ausência de tudo isso é capaz de ocasionar um grande colapso no planeta e prejudicar a qualidade de vida. Este trabalho objetivou conscientizar os estudantes do 8 ano do ensino fundamental da escola Municipal Maurina Rodrigues dos Santos Município de Passira -Pe, Diante disso foi aplicado um exercício avaliativo antes das ações com intuito de identificar o conhecimento prévio e um exercício depois das ações. Participaram 39 alunos, onde foram realizadas ações como palestra sobre os principais assuntos envolvendo o meio ambiente ( água, biodiversidade, mata ciliar e coleta seletiva). Após a palestra foram utilizadas três aulas para a construção do modelo didático (maquete), e a reaplicação do exercício avaliativo onde podemos constatar os resultados obtidos com as respostas dos alunos, constatou-se que os mesmos percebem importância de preservar o meio ambiente, no entanto ainda é preciso que se trabalhe a educação ambiental na escola e sejam ressaltados temas voltados à preservação e conscientização dos estudantes.pt_BR
dc.format.extent28 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectConservação da naturezapt_BR
dc.titleAbordagem da Educação ambiental no contexto dos estudantes do 8° ano da Escola Municipal Maurina Rodrigues dos Santos Passira-PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Kleber Andrade da-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3992938001869322pt_BR
dc.description.abstractxThe elimination of natural resources has expanded, increasingly threatening the communities, habitats, ecosystems and biomes that make up the planet. With the improper use of these natural resources, the growth of the agricultural frontier, urban and industrial expansion, many plant and animal species are on the verge of being extinguished in the midst of so many environmental disasters the impacts of large enterprises such as illegal (and excessive) among other examples that can cause loss of diversity. Environmental education must be inserted in society to the point of being transformed into a synonym of citizenship, we constantly find situations in which people present in the social environment can not exactly understand what the real risks and the proportions of the misuse of environmental resources. While the environment is abruptly disrupted, many species do not reach the expected reproduction. Other problems occur with the appearance of climate change, the trafficking of fauna and flora that collaborate with the natural imbalance. The absence of all this is capable of causing a major collapse on the planet and impairing the quality of life. This work aimed to raise the awareness of the students of the 8th grade elementary school of the Municipal School Maurina Rodrigues dos Santos Municipality of Passira - Pe, In front of this an evaluation exercise was applied before the actions in order to identify the previous knowledge and an exercise after the actions. 39 students participated, where actions were taken as a lecture on the main subjects involving the environment (water, biodiversity, riparian forest and selective collection). After the lecture, three classes were used for the construction of the didactic model (model), and the reapplication of the evaluation exercise where we can verify the results obtained with the students' responses, it was verified that they perceive importance of preserving the environment, in the However, it is still necessary to work on environmental education in the school and emphasize themes aimed at the preservation and awareness of students.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705397A6pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Claudiana Celerino.pdf2,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons