Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26297

Comparte esta pagina

Título : Abordagem da Educação ambiental no contexto dos estudantes do 8° ano da Escola Municipal Maurina Rodrigues dos Santos Passira-PE
Autor : SILVA, Claudiana Celerino
Palabras clave : Educação Ambiental; Conservação da natureza
Fecha de publicación : 6-sep-2018
Citación : SILVA, C. C.
Resumen : A eliminação dos recursos naturais tem expandido ameaçando cada vez mais as comunidades, habitats, ecossistemas e biomas que compõem o planeta. Com o uso improprio desses recursos naturais, o crescimento da fronteira agrícola, a expansão urbana e industrial, muitas espécies vegetais e animais estão à beira da serem extintas no meio de tantos desastres ambientais os impactos de grandes empreendimentos como caça ilegal (e excessiva), entre outros exemplos que podem ocasionar a perda da diversidade. A educação ambiental deve ser inserida na sociedade ao ponto de ser transformada em sinônimo de cidadania, constantemente encontramos situações em que pessoas presentes no meio social não conseguem exatamente entender quais os verdadeiros riscos e as proporções do mau uso dos recursos ambientais. Enquanto o ambiente é abruptamente interrompido, muitas espécies não atingem a reprodução esperada. Outros problemas acontecem com o aparecimento de mudanças climáticas, o tráfico de fauna e flora que colaboram com o desequilíbrio natural. A ausência de tudo isso é capaz de ocasionar um grande colapso no planeta e prejudicar a qualidade de vida. Este trabalho objetivou conscientizar os estudantes do 8 ano do ensino fundamental da escola Municipal Maurina Rodrigues dos Santos Município de Passira -Pe, Diante disso foi aplicado um exercício avaliativo antes das ações com intuito de identificar o conhecimento prévio e um exercício depois das ações. Participaram 39 alunos, onde foram realizadas ações como palestra sobre os principais assuntos envolvendo o meio ambiente ( água, biodiversidade, mata ciliar e coleta seletiva). Após a palestra foram utilizadas três aulas para a construção do modelo didático (maquete), e a reaplicação do exercício avaliativo onde podemos constatar os resultados obtidos com as respostas dos alunos, constatou-se que os mesmos percebem importância de preservar o meio ambiente, no entanto ainda é preciso que se trabalhe a educação ambiental na escola e sejam ressaltados temas voltados à preservação e conscientização dos estudantes.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26297
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Claudiana Celerino.pdf2,37 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons