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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26451
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Título: | Preservação digital e periódicos científicos eletrônicos: um mapeamento das práticas nas universidades federais brasileiras |
Autor(es): | NASCIMENTO, Bruna Laís Campos do |
Palavras-chave: | Ciência da informação; Periódicos eletrônicos; Universidades e faculdades públicas; Memória |
Data do documento: | 23-Fev-2015 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Apresenta o cenário brasileiro da preservação da memória científica disponível em meio digital e os desafios enfrentados para garantir sua integridade, confiabilidade e acesso perene. Objetiva mapear as práticas de preservação digital que estão sendo adotadas nas universidades federais brasileiras para salvaguardar seus periódicos científicos eletrônicos. Contextualiza e conceitua informação e memória no âmbito da Ciência da Informação (CI), enfatizando os aspectos sociais da informação e o panorama conceitual sobre memória na CI. Analisa as mudanças significativas que ocorreram no processo de comunicação científica, a partir da inserção das Tecnologias da Informação (TIs), traçando um paralelo entre o passado e o presente. Destaca os principais desafios que envolvem à problemática da preservação digital, e delineia um panorama sobre as iniciativas e os projetos que estão sendo desenvolvidos em nível nacional e mundial. Quanto a metodologia, a pesquisa é caracterizada como de cunho exploratório, descritivo e bibliográfica, utilizando-se do questionário estruturado com questões semiabertas para a coleta de dados. Nos resultados, verificou-se a ausência de políticas, de recursos financeiros, humanos e procedimentais como principais fatores que interferem no efetivo desenvolvimento das ações de preservação digital. Conclui que no âmbito dos periódicos científicos eletrônicos, a preservação digital se faz extremamente necessária para garantir e assegurar que a produção científica permaneça acessível, recuperável e compreensível para a posteridade. Pretende-se com este mapeamento fornecer subsídios aos gestores e as instituições para que possam reavaliar as práticas que estão sendo adotadas para a preservação da memória científica institucional. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26451 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação |
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DISSERTAÇÃO Bruna Laís Campos do Nascimento.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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