Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26486

Compartilhe esta página

Título: As estratégias transmídias em Big Brother Brasil
Autor(es): SOUSA, Ricardo Barbosa Fernandes de
Palavras-chave: Comunicação de massa; Convergência; Televisão – Programas; Reality shows (Programas de televisão)
Data do documento: 24-Fev-2015
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: No ambiente de convergência de mídias e digitalização dos meios, uma das tendências da televisão brasileira tem sido a adoção de estratégias transmídias, sobretudo, em formatos com grande apelo à interatividade, como o reality show. Apoiados em Fechine e Figueirôa (2011), entendemos a transmidiação como um modelo de produção que se funda na “reiteração, pervasividade e distribuição em distintas plataformas tecnológicas (TV, cinema, internet, celular, etc.) de conteúdos associados cuja articulação está ancorada na cultura participativa estimulada pelos meios digitais”. Partindo desse conceito e levando em consideração o cenário da cultura da convergência, descrita por Jenkins (2008), este trabalho tem por objetivo problematizar as estratégias transmídias no Big Brother Brasil, principal reality show da televisão brasileira, exibido pela Rede Globo desde 2002. Baseado nos estudos do audiovisual, da convergência e da transmidiação, o trabalho propõe uma categorização das estratégias e dos conteúdos transmídias do Big Brother Brasil baseada na observação sistemática das edições de 2013 e 2014.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26486
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ricardo Barbosa Fernandes de Sousa.pdf4,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons