Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26926

Compartilhe esta página

Título: Design/educação: a discussão de uma proposta de dispositivo web com base no Design Thinking Canvas voltado à formação de professores
Autor(es): FERREIRA, Erika Simona dos Santos
Palavras-chave: Design/educação; Aprendizagem; Formação de professores; Design Thinking Canvas; Dispositivos digitais de aprendizagem
Data do documento: 29-Jan-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Por meio de um processo de pesquisa através do design, atuando no âmbito da confluência entre os campos do Design e da Educação, a maior pretensão deste trabalho é discutir a adequação e propor um modelo conceitual de dispositivo ajustado às aproximações dos campos - no contexto de um grupo de pesquisa que almeja, de for¬ma reflexiva e contínua, criar a RIDE: Rede Internacional Design Educação, baseada na UFPE. Diante do potencial e conhecimentos levantados ao longo dos 10 anos de trajetória deste grupo - e do relevante diagnóstico que expõe a fragilidade da formação docente para a utilização da linguagem gráfica -, identificamos a necessidade de potencializar a vazão, as trocas e o alcance dos conhecimentos gerados. Desta forma, buscamos aproximar a realidade das nossas pesquisas dos principais agentes para a inovação da educação - os professores -, cola¬borando para a consolidação desse novo campo do Design/Educação. Nos ocupamos, portanto, da elaboração de uma ambiência de trocas e conexões, que funcionará como suporte às ações dos pesquisadores e facilitador das ações de formação e produção de dispositivos educacionais. Seguindo um percurso baseado na Metodolo¬gia Design Thinking Canvas, propomos sua adequação a um contexto científico de pesquisa e chegamos a um modelo conceitual de aplicação web multiplataforma, integradora e colaborativa entre seus principais agentes (professores e pesquisadores). A partir dos parâmetros de projeto definidos, também se constitui como uma plataforma de discussão e repositório de conhecimentos - configurando-se assim, como o primeiro passo na construção de um dispositivo ajustado a uma realidade de conexões em rede; pretendida pelo referido grupo de pesquisa, e almejada pelas expectativas contemporâneas da educação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26926
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Erika Simona dos Santos Ferreira.pdf5,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons