Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26926
Comparte esta pagina
Título : | Design/educação: a discussão de uma proposta de dispositivo web com base no Design Thinking Canvas voltado à formação de professores |
Autor : | FERREIRA, Erika Simona dos Santos |
Palabras clave : | Design/educação; Aprendizagem; Formação de professores; Design Thinking Canvas; Dispositivos digitais de aprendizagem |
Fecha de publicación : | 29-ene-2016 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | Por meio de um processo de pesquisa através do design, atuando no âmbito da confluência entre os campos do Design e da Educação, a maior pretensão deste trabalho é discutir a adequação e propor um modelo conceitual de dispositivo ajustado às aproximações dos campos - no contexto de um grupo de pesquisa que almeja, de for¬ma reflexiva e contínua, criar a RIDE: Rede Internacional Design Educação, baseada na UFPE. Diante do potencial e conhecimentos levantados ao longo dos 10 anos de trajetória deste grupo - e do relevante diagnóstico que expõe a fragilidade da formação docente para a utilização da linguagem gráfica -, identificamos a necessidade de potencializar a vazão, as trocas e o alcance dos conhecimentos gerados. Desta forma, buscamos aproximar a realidade das nossas pesquisas dos principais agentes para a inovação da educação - os professores -, cola¬borando para a consolidação desse novo campo do Design/Educação. Nos ocupamos, portanto, da elaboração de uma ambiência de trocas e conexões, que funcionará como suporte às ações dos pesquisadores e facilitador das ações de formação e produção de dispositivos educacionais. Seguindo um percurso baseado na Metodolo¬gia Design Thinking Canvas, propomos sua adequação a um contexto científico de pesquisa e chegamos a um modelo conceitual de aplicação web multiplataforma, integradora e colaborativa entre seus principais agentes (professores e pesquisadores). A partir dos parâmetros de projeto definidos, também se constitui como uma plataforma de discussão e repositório de conhecimentos - configurando-se assim, como o primeiro passo na construção de um dispositivo ajustado a uma realidade de conexões em rede; pretendida pelo referido grupo de pesquisa, e almejada pelas expectativas contemporâneas da educação. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26926 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Design |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Erika Simona dos Santos Ferreira.pdf | 5,48 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons