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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27678
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Título: | Dispositivos tecnológicos nas escolas como política educacional: uma análise a partir do Programa Aluno Conectado |
Autor(es): | NÓBREGA, Gabriela Carvalho da |
Palavras-chave: | Sociologia; Educação e Estado; Política pública; Tecnologia; Inovações educacionais |
Data do documento: | 26-Fev-2015 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Este estudo teve como objetivo investigar como as recentes iniciativas governamentais de inserção de dispositivos tecnológicos nas escolas se articulam com as tecnologias de política presentes no atual modelo de gestão educacional de Pernambuco, a partir da análise do Programa Aluno Conectado. Em vigor desde 2012, o programa em questão consiste na distribuição de um tablet/PC para cada aluno/a regularmente matriculado/a em turmas do segundo ou terceiro anos do ensino médio de instituições da rede pública estadual. A análise aqui proposta baseou-se na Abordagem do Ciclo de Políticas (Policy Cycle Approach), formulado por Stephen Ball e colaboradores, como metodologia para análise e teorização do programa. Com base nas reflexões teórico-metodológicas acerca do atual modelo de gestão educacional vigente em Pernambuco, retraçamos a trajetória das políticas públicas voltadas para a inserção de tecnologias da informação e comunicação (TICs) na educação em Pernambuco até a emergência do PAC. Em seguida, no intuito de analisar o contexto da prática do Programa, recorreu-se à observação direta em quatro escolas da rede estadual nas quais o programa está em execução, seguida por entrevistas com docentes e estudantes das mesmas instituições. A análise do Programa apontou que, embora a ideia de inserção de novas tecnologias na educação seja bem recebida na comunidade escolar, a experiência com o programa é repleta de esforços individuais e carências estruturais para superar a falta dos elementos julgados necessários para que os tablets passem de problemas a recursos assistivos na educação, fora e dentro das salas de aula - instalações físicas escolares precárias, indisponibilidade de acesso à internet, tablets de baixa qualidade etc.-, foram alvo de críticas recorrentes dos/as entrevistados/as. À guisa de conclusão, pode-se dizer que a atual configuração do Programa Aluno Conectado corrobora para a responsabilização dos/as estudantes e dos/as docentes, pelos seus processos de apropriação tecnológica e pelos desempenhos educacionais e profissionais, efeito de duas tecnologias de política – gerencialismo e performatividade - em operação nas atuais políticas educacionais. |
Descrição: | SILVA, Rosane Maria Alencar da, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: ALENCAR, Rosane |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27678 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Sociologia |
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