Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27808

Comparte esta pagina

Título : Efeitos da perturbação antrópica sobre a demografia e a estruturação genética de Simarouba amara Aubl. (Simaroubaceae)
Autor : MELO, Tiago Esposito Oliveira
Palabras clave : Simaroubaceae; Genética vegetal; Ecologia vegetal
Fecha de publicación : 30-abr-2014
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Uma das principais hipóteses para explicar a coexistência de uma grande quantidade de espécies nos trópicos é a de mortalidade dependente de densidade ou “efeito Janzen-Connell”. Tal mecanismo se baseia a interação entre plantas e seus inimigos naturais espécie-específicos, levando a um menor sucesso de estabelecimento quanto mais próximo o indivíduo de um adulto coespecífico. No entanto, as atividades socioeconômicas tem sido responsável pelas modificações de muitos hábitats naturais, alterando diversas relações ecológicas. É possível, portanto, que essas atividades possam estar alterando as interações responsáveis pela mortalidade dependente de densidade e pela dispersão de sementes, levando a um maior adensamento de indivíduos coespecíficos em áreas que sofreram com essas modificações. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi testar se a fragmentação de hábitat tem reduzindo a dispersão de sementes e amenizado a mortalidade dependente de densidade, levando a uma redução das distâncias de recrutamento e à estruturação genética de Simarouba amara. A espécie modelo é uma pioneira de porte arbóreo, dióica, com polinização por pequenos insetos generalistas e síndrome de dispersão zoocórica. Já foi utilizada com espécie modelo em estudos ecológicos que envolveram análises com marcadores moleculares, uma vez que 14 locos de microssatélites estão disponíveis para a espécie. Seis populações, sendo três mais perturbadas e três mais conservadas, foram selecionadas numa paisagem onde a Floresta Atlântica se apresenta bastante fragmentada, compreendendo duas RPPNs, Pacatuba e Gargau, no estado da Paraíba, nordeste do Brasil. Foram avaliadas a demografia, a distribuição espacial e a estruturação genética das populações. Um total de 195 indivíduos foram mapeados e classificados quanto ao tamanho do seu CAP. Destes, 90 indivíduos, sendo 60 adultos e 30 jovens, foram genotipados com cinco locos microssatélites previamente estabelecidos para a espécie. Os resultados demonstraram que as áreas mais fragmentadas possuíam maior número de indivíduos e isso foi devido ao maior recrutamento de indivíduos mais jovens nessas áreas. No entanto, não foi observada redução das distâncias entre indivíduos de CAPs maiores e CAPs menores nas áreas fragmentadas, o que seria esperado se a MDDD estivesse sendo atenuada. A maior parte da variabilidade genética foi observada dentro das populações. Esta variabilidade foi, entretanto, reduzida, quando comparada a uma população menor, previamente analisada no Panamá com os mesmos marcadores. O índice de diferenciação entre populações (Fsᴛ = 0,077) indicou um elevado fluxo gênico e o Teste de Mantel apontou uma fraca estruturação geográfica, porém significativa. Embora não tenha sido detectada perda de diversidade genética recente e tenha sido observado recrutamento numeroso de S. amara na área de estudo, a baixa diversidade geral e a insipiente estruturação podem ser ameaças à espécie se a defaunação continuar.
Descripción : MELO, Tiago Esposito Oliveira, também é conhecido em citações bibliográficas por: ESPOSITO, Tiago. HARAND, Andrea Pedrosa, também é conhecida em citações bibliográficas por: PEDROSA, Andrea. MELO, Felipe, também é conhecido em citações bibliográficas por: MELO, Felipe Pimentel Lopes de
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27808
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Biologia Vegetal

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Tiago Esposito Oliveira Melo.pdf1,04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons