Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28097

Comparte esta pagina

Título : O ressentimento como projeto de Brasil: um estudo sobre o ostracismo intelectual e os elementos formadores do pensamento de Gilberto Amado (1905-1969)
Autor : CAVALCANTE, Maria Claudia
Palabras clave : História; Vida intelectual; Amado, Gilberto, 1887-1969; Ostracismo; Formação intelectual; Projeto de nação
Fecha de publicación : 13-jun-2017
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Esta tese tem como objetivo problematizar o ostracismo intelectual e os elementos formadores do pensamento de Gilberto Amado entre os anos de 1905 e 1969. Assim, buscou-se reconstruir a trajetória intelectual do autor, atentando para as ideias que atuaram na construção de seu projeto de nação: a formação de uma classe dirigente que guiaria a nação nos rumos do progresso. Verificou-se que a ideia de formação persegue Gilberto Amado não só na produção de tal projeto, como também aparece, em seu discurso, como fundante de sua existência. Como possibilidade de diálogo teórico-metodológico para tal estudo, optou-se por problematizar tanto a ideia de formação, quanto as redes de sociabilidade que atuaram na visibilidade e invisibilidade do autor enquanto intelectual em diferentes momentos históricos. O recorte temporal deste trabalho que vai de 1905 a 1969 se justifica por iniciar sua abordagem a partir do estudo dos elementos formadores do pensamento de Gilberto Amado em sua experiência como aluno da Faculdade de Direito do Recife e se estende até 1969, ano de sua morte.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28097
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Maria Claudia Cavalcante.pdf1,58 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons