Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28161

Share on

Title: As lutas dos professores da rede pública estadual em Pernambuco: o novo sindicalismo e a formação do SINTEPE
Authors: SILVA, Max Rodolfo Roque da
Keywords: Sindicalismo; Educação - História; UFPE - Pós-graduação
Issue Date: 29-Aug-2014
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A presente dissertação discute sobre as experiências de lutas dos professores da rede pública estadual em Pernambuco no período compreendido entre a eclosão da primeira greve geral da categoria, em 1979, – evento significativo do impacto do novo sindicalismo no movimento dos professores no Estado –, e a formação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE), no início de 1990. Em nossa análise focamos as lutas empreendidas pelos mestres pernambucanos sob a batuta da Associação dos Professores do Ensino Oficial de Pernambuco (APENOPE). Deste modo, consideramos a importância dos congressos e encontros organizados pela entidade no sentido de articular os interesses da categoria, bem como seu caráter propositivo quanto a questões relacionadas à política nacional; como também enfatizamos os momentos de radicalização das lutas dos professores: as greves. Estas, que se constituíram como vetores significativos para a construção da identificação dos mestres enquanto classe de trabalhadores em educação, o que contribuiu para a formação de um sindicato único de representação de todos os profissionais ligados à Escola Pública e à rede oficial de ensino do Estado de Pernambuco. A partir disto, buscamos discutir sobre o processo pelo qual os professores passam a se constituir enquanto uma categoria de trabalhadores, decantando em sua configuração como uma força política e social.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28161
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Max Rodolfo Roque da Silva.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons