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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28824

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Título: Caminhar pelo Recife Antigo: a calçada como espaço de vivência
Autor(es): GONÇALVES, Eduardo Cardoso
Palavras-chave: Calçadas; Áreas de pedestres; Espaços públicos
Data do documento: 13-Fev-2015
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Entender a cidade, os seus processos de ordenação e os impactos dessa ordenação no cotidiano das pessoas, tem sido pauta de relevantes estudos. Alinhada a esse pensamento, esta pesquisa visa o entendimento acerca da possibilidade das calçadas do Bairro do Recife Antigo voltarem a ser espaços de vivência. Para tal, analisa esse equipamento não apenas sob a questão estética e urbanística, mas também de como os sujeitos o significam, e, principalmente, como as calçadas são entendidas como espaços públicos. Analisa o processo de segregação causado pela valorização dos espaços públicos no locus da pesquisa; a territorialização, no sentido de organização e reorganização social em termos de relações com o espaço; as práticas discursivas; e as políticas públicas no que tange ao objeto pesquisado. A preocupação com essa temática se justifica pela atual realidade das calçadas, ruas e demais espaços públicos, espaços difusos sem um sentido social bem definido. Sem adequados usos e apropriações desses espaços, vemos a formação de um cenário artificial, fiscalizado, controlado e direcionado para uma produção de espaços urbanos com objetivos específicos. A abordagem dessa pesquisa desenvolveu-se na perspectiva de pedestrianização, mobilidade e no estudo da dimensão humana das cidades de Jan Gehl. O desenvolvimento da análise se dá através do modelo de análise do discurso de Rosalind Gill. Neste quadro de análise, a presente pesquisa pretende contribuir com o debate atual sobre as formas de vivências nas calçadas e em outros espaços públicos urbanos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28824
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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