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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29455
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Título : | A formação da criança evangélica: observações dos processos educativos na família-igreja-escola |
Autor : | SILVA, Maria Edi da |
Palabras clave : | Antropologia; Ensino religioso – Aspectos antropológicos; Educação infantil – Aspectos religiosos; Autonomia em crianças |
Fecha de publicación : | 24-feb-2017 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | Este trabalho é o resultado de uma pesquisa etnográfica com crianças evangélicas da Assembleia de Deus do Recife. O principal objetivo desse trabalho foi observar e analisar os processos educativos que servem como base, bem como possibilitam a formação assembleiana dessas crianças em três espaços distintos a Igreja, a família e a escola. O trabalho de campo para a coleta de dados foi realizado em atividades com as crianças na Igreja (cultos, festas, aulas da Escola Dominical, encontros infantis), na escola (nos Cultinhos) e através de entrevistas com as crianças, seus familiares, gestoras da escola; junto à família, realizei entrevistas e a participação em um culto do lar. Os demais momentos de evangelização das crianças com os pais na família, foram descritos por eles. As categorias nativas foram por mim utilizadas como meio de compreensão dos dados etnográficos por ordenar de modo mais específico a realidade observada no campo; como categorias mais importantes destaco formação, os “nascidos e os criados na lei”, a evangelização e a doutrina, a maestrina e o uso do paletó. A partir dos dados foi possível perceber que a crianças são reconhecidamente importantes nos trabalhos desenvolvidos na AD, exercendo a agência de forma relativa e relacional, iniciando na religião por conta própria (no caso dos criados na lei) e trazendo os familiares e amigos para a instituição. As crianças revelam que em seu processo formativo se utilizam da racionalização do conhecimento, a partir do estudo da palavra bíblica, conseguindo assim, fazer as reflexões necessárias para compor o ethos assembleiano. A complementaridade observada nos espaços educativos – Igreja, família, escola- é numa dinâmica assimétrica, porém triangular, sendo necessário estender os processos formativos do espaço da Igreja para a família e para a escola. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29455 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Antropologia |
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