Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2947

Share on

Title: O papel das técnicas explícitas de geração de alternativas no projeto de produtos
Authors: CORREIA, Arlindo Batista
Keywords: metodologias de design; projeto; criatividade; técnicas explícitas de geração de alternativas; designers
Issue Date: 31-Jan-2010
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Batista Correia, Arlindo; Ferreira da Costa Campos, Fábio. O papel das técnicas explícitas de geração de alternativas no projeto de produtos. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Abstract: O presente estudo aponta se há vantagens na utilização das técnicas explícitas de geração de alternativas no projeto de produtos. Através de projeções gráficas geradas por métodos de análise de criatividade em produtos, CPSS Escala Semântica de Produtos Criativos, é possível verificar se há aumento da qualidade dos projetos de produtos com o uso das técnicas explícitas de geração de alternativas em relação às técnicas tácitas ou não estruturadas. Esta observação fora realizada tanto com designers experientes quanto com designers em formação acadêmica, sendo possível considerar a real contribuição das técnicas criativas na geração de alternativas de projeto em detrimento do talento ou experiência do designer. Para tal, através de procedimentos metodológicos, foram geradas 60 alternativas de produtos com e sem técnicas criativas sendo posteriormente essas alternativas avaliadas por especialistas através do CPSS. Ao findar a pesquisa podem-se observar projeções gráficas com os resultados dessas avaliações
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2947
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo13_1.pdf9,5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons