Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2947
Comparte esta pagina
Título : | O papel das técnicas explícitas de geração de alternativas no projeto de produtos |
Autor : | CORREIA, Arlindo Batista |
Palabras clave : | metodologias de design; projeto; criatividade; técnicas explícitas de geração de alternativas; designers |
Fecha de publicación : | 31-ene-2010 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | Batista Correia, Arlindo; Ferreira da Costa Campos, Fábio. O papel das técnicas explícitas de geração de alternativas no projeto de produtos. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. |
Resumen : | O presente estudo aponta se há vantagens na utilização das técnicas explícitas de geração de alternativas no projeto de produtos. Através de projeções gráficas geradas por métodos de análise de criatividade em produtos, CPSS Escala Semântica de Produtos Criativos, é possível verificar se há aumento da qualidade dos projetos de produtos com o uso das técnicas explícitas de geração de alternativas em relação às técnicas tácitas ou não estruturadas. Esta observação fora realizada tanto com designers experientes quanto com designers em formação acadêmica, sendo possível considerar a real contribuição das técnicas criativas na geração de alternativas de projeto em detrimento do talento ou experiência do designer. Para tal, através de procedimentos metodológicos, foram geradas 60 alternativas de produtos com e sem técnicas criativas sendo posteriormente essas alternativas avaliadas por especialistas através do CPSS. Ao findar a pesquisa podem-se observar projeções gráficas com os resultados dessas avaliações |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2947 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Design |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo13_1.pdf | 9,5 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons