Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2947
Compartilhe esta página
Título: | O papel das técnicas explícitas de geração de alternativas no projeto de produtos |
Autor(es): | CORREIA, Arlindo Batista |
Palavras-chave: | metodologias de design; projeto; criatividade; técnicas explícitas de geração de alternativas; designers |
Data do documento: | 31-Jan-2010 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | Batista Correia, Arlindo; Ferreira da Costa Campos, Fábio. O papel das técnicas explícitas de geração de alternativas no projeto de produtos. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. |
Abstract: | O presente estudo aponta se há vantagens na utilização das técnicas explícitas de geração de alternativas no projeto de produtos. Através de projeções gráficas geradas por métodos de análise de criatividade em produtos, CPSS Escala Semântica de Produtos Criativos, é possível verificar se há aumento da qualidade dos projetos de produtos com o uso das técnicas explícitas de geração de alternativas em relação às técnicas tácitas ou não estruturadas. Esta observação fora realizada tanto com designers experientes quanto com designers em formação acadêmica, sendo possível considerar a real contribuição das técnicas criativas na geração de alternativas de projeto em detrimento do talento ou experiência do designer. Para tal, através de procedimentos metodológicos, foram geradas 60 alternativas de produtos com e sem técnicas criativas sendo posteriormente essas alternativas avaliadas por especialistas através do CPSS. Ao findar a pesquisa podem-se observar projeções gráficas com os resultados dessas avaliações |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2947 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo13_1.pdf | 9,5 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons