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Título : Competição organizacional enquanto representação de uma ideologia bélico-militar: o papel da Guerra de Secessão e das ferrovias estadunidenses na construção de um significado
Autor : BÉHAR, Alexandre Hochmann
Palabras clave : Competição organizacional; Ideologia bélico-militar; Historiografia
Fecha de publicación : 21-feb-2018
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Esta tese objetiva realizar uma reflexão crítica quanto ao conceito de competição. Associada a diversas críticas feitas às práticas e teorizações organizacionais, especialmente no que se refere às grandes corporações empresariais, o atual ambiente de extrema competição e risco impõe às organizações e a seus profissionais condições comparáveis a uma batalha. Tal afirmativa remete às aproximações entre práticas organizacionais e militares ao longo do século XIX, apoiada sob os princípios de racionalidade e ideal de progresso, que também sustentaram ações imperialistas contra povos considerados atrasados. Tais considerações rementem, desta forma, à constituição de ideologias, que, a partir de sua compreensão crítica, são estruturadas para controlar e manipular os pensamentos e atitudes dos indivíduos. A possibilidade de desconstrução destas ideologias coloca-se na compreensão e ressignificação dos seus símbolos, primordialmente amparados no discurso. A possibilidade de ressignificação e transformação da ação violenta relacionada à competição organizacional associa-se à compreensão de sua origem. Assim, a realização desta pesquisa no contexto das empresas ferroviárias estadunidenses, entre a Guerra de Secessão e a conclusão da primeira ferrovia transcontinental. Metodologicamente, esta pesquisa se constituí a partir do paradigma qualitativo, apresentando-se como uma historiografia, apoiada em documentos, orientada pela estratégia da História dos Conceitos. Como procedimento de análise, apresento o método da Análise Conceitual Discursiva Sócio-históricamente Contextualizada (ACDSC), aplicado em publicações do American Railroad Journal, entre os anos de 1860 e 1869. A análise evidencia a ocorrência de incorporação da ideologia bélico-militar pelas empresas ferroviárias no período em análise, alinhada à ascensão de um ideal imperialista, coerente com o momento histórico do capitalismo e da história estadunidense.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29865
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Administração

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