Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29881

Comparte esta pagina

Título : Vídeoaulas com abordagem experimental: uma proposta didática para o ensino de física nos cursos integrados de nível médio e superior do IFPE Caruaru
Autor : SOUZA, Fernando Antônio Araújo de
Palabras clave : Videoteipes na educação – Caruaru (PE); Vídeos experimentais – Caruaru (PE); Educação – Métodos experimentais; Física (Ensino médio); Didática – Ensino superior – Caruaru (PE)
Fecha de publicación : 23-nov-2017
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Este projeto propõe a inserção de videoaulas com enfoque nas atividades experimentais associadas às aulas expositivas, visando a aprendizagem significativa de conteúdos de Física de nível médio e nível superior. Foi produzido um material de apoio didático com a construção de videoaulas, contendo experimentos de alguns tópicos de Mecânica Clássica relativos a temas tratados em aulas e uma orientação geral sobre os procedimentos a serem desenvolvidos para a realização das videoaulas, dentro da perspectiva de promoção da integração entre teoria e prática. O estudo foi implantado durante o primeiro semestre de 2017. A metodologia de levantamento dos dados incorporou análise de participação, avaliação escrita ao longo do semestre e questionário de opinião pré e pós-aplicativo. Os resultados mostraram que os alunos de ambos os níveis apresentaram melhor desempenho após a aplicação de videoaulas, o que faz crer que o tratamento aplicado facilitou a aprendizagem significativa dos conceitos físicos abordados. O produto educacional gerado em decorrência do trabalho está disponível a professores interessados, para auxiliá-los em sua prática pedagógica e incluído em um DVD que integra esta dissertação. Conclui-se que a sistematização do ensino de Física, priorizando a organização do conhecimento por meio de videoaulas com enfoque nas atividades experimentais para resolver situações problema, é uma estratégia eficaz para promover a aprendizagem significativa de conceitos físicos em nível de ensino médio e superior.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29881
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Fernando Antônio Araújo de Souza.pdf3 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons