Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30443
Compartilhe esta página
Título: | Entretempos: a experiência sensível de duração que atravessa e aproxima imagens fixas e em movimento |
Autor(es): | OLIVEIRA, Raquel Assunção |
Palavras-chave: | Duração; Experiência estética; Tempo; Arte; Cinema |
Data do documento: | 16-Mar-2018 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Neste trabalho me proponho a investigar que tipo de experiência sensível as imagens fixas (como fotografias e pinturas) e as imagens em movimento (como a videoarte e o cinema) proporcionam ao borrarem as fronteiras que tradicionalmente as separam. Nesse sentido, o estudo atravessará algumas das diversas maneiras pelas quais as artes e os processos comunicacionais entram em contato, com especial atenção aos trabalhos do pintor estadunidense Edward Hopper e do cineasta Roy Andersson, além de colocar em perspectiva algumas das várias noções de tempo que tivemos ao longo da história. Será ainda fundamental o suporte teórico de autores como Hans Ulrich Gumbrecht e John Dewey no que tange às suas articulações sobre experiência estética. Estas, em atrito com a filosofia de Henri Bergson acerca da duração (durée) e com a contribuição de estudiosos como Georges Didi-Huberman e Mauricio Lissovsky, me permitirão delinear a ideia de uma experiência sensível de duração. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30443 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Raquel Assunção Oliveira.pdf | 2,95 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons