Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30443

Compartilhe esta página

Título: Entretempos: a experiência sensível de duração que atravessa e aproxima imagens fixas e em movimento
Autor(es): OLIVEIRA, Raquel Assunção
Palavras-chave: Duração; Experiência estética; Tempo; Arte; Cinema
Data do documento: 16-Mar-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Neste trabalho me proponho a investigar que tipo de experiência sensível as imagens fixas (como fotografias e pinturas) e as imagens em movimento (como a videoarte e o cinema) proporcionam ao borrarem as fronteiras que tradicionalmente as separam. Nesse sentido, o estudo atravessará algumas das diversas maneiras pelas quais as artes e os processos comunicacionais entram em contato, com especial atenção aos trabalhos do pintor estadunidense Edward Hopper e do cineasta Roy Andersson, além de colocar em perspectiva algumas das várias noções de tempo que tivemos ao longo da história. Será ainda fundamental o suporte teórico de autores como Hans Ulrich Gumbrecht e John Dewey no que tange às suas articulações sobre experiência estética. Estas, em atrito com a filosofia de Henri Bergson acerca da duração (durée) e com a contribuição de estudiosos como Georges Didi-Huberman e Mauricio Lissovsky, me permitirão delinear a ideia de uma experiência sensível de duração.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30443
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Raquel Assunção Oliveira.pdf2,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons