Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30443
Comparte esta pagina
Título : | Entretempos: a experiência sensível de duração que atravessa e aproxima imagens fixas e em movimento |
Autor : | OLIVEIRA, Raquel Assunção |
Palabras clave : | Duração; Experiência estética; Tempo; Arte; Cinema |
Fecha de publicación : | 16-mar-2018 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | Neste trabalho me proponho a investigar que tipo de experiência sensível as imagens fixas (como fotografias e pinturas) e as imagens em movimento (como a videoarte e o cinema) proporcionam ao borrarem as fronteiras que tradicionalmente as separam. Nesse sentido, o estudo atravessará algumas das diversas maneiras pelas quais as artes e os processos comunicacionais entram em contato, com especial atenção aos trabalhos do pintor estadunidense Edward Hopper e do cineasta Roy Andersson, além de colocar em perspectiva algumas das várias noções de tempo que tivemos ao longo da história. Será ainda fundamental o suporte teórico de autores como Hans Ulrich Gumbrecht e John Dewey no que tange às suas articulações sobre experiência estética. Estas, em atrito com a filosofia de Henri Bergson acerca da duração (durée) e com a contribuição de estudiosos como Georges Didi-Huberman e Mauricio Lissovsky, me permitirão delinear a ideia de uma experiência sensível de duração. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30443 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Comunicação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Raquel Assunção Oliveira.pdf | 2,95 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons