Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30699

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCorreia, Anna Elizabeth Galvão Coutinho-
dc.contributor.authorLima, Lucélia Lucena Teotonio da Silva-
dc.date.accessioned2019-05-14T21:02:41Z-
dc.date.available2019-05-14T21:02:41Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2019-05-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30699-
dc.description.abstractIdentifica a utilização do Facebook como ferramenta de pesquisa na vida acadêmica dos estudantes de graduação do curso de Engenharia Civil, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Compreendendo-se a utilização das mídias sociais no meio acadêmico como forma de agregar conhecimento, torna-se pertinente o seguinte questionamento: qual a importância da inserção das mídias sociais, em específico o Facebook, como ferramenta de pesquisa para a comunidade universitária? O objetivo geral deste trabalho é avaliar o uso do Facebook como fonte de pesquisa na vida acadêmica dos estudantes. Trata-se de pesquisa exploratória. Para essa análise foram utilizados os dados coletados mediante questionário impresso aplicados por meio de abordagem pessoal, na qual posteriormente foi realizado tratamento dos dados e geração dos gráficos. A partir dos dados analisados constatou-se que muitos dos entrevistados acreditam que pode ser importante utilizar as mídias sociais para compartilhar informações de sua área ou para obter mais conhecimento. De maneira geral, os participantes da pesquisa, em sua maioria, demonstraram que não utilizam as mídias sociais como fonte de informação para fins acadêmicos, mesmo assim, muitos acreditam que pode ser uma importante ferramenta para compartilhar informações, acessar conteúdos específicos e realizar várias atividades que permitem sua utilização como forma de aproximação entre membros que compõem a universidade, além disso, alguns dos participantes talvez não tenham convicção de que utilizam o Facebook como fonte de informação acadêmica, já que participam de grupos e seguem páginas especificas de sua área. Diante da importância do tema abordado neste trabalho, faz-se necessário o prosseguimento de projetos que objetivam identificar e fomentar as mídias sociais como instrumento para obter informações acadêmicas, que possam estimular conhecimento e aprendizado perante novas tecnologias.pt_BR
dc.format.extent55p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.subjectFontes de informaçãopt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectQualidade informativapt_BR
dc.titleMídias sociais como fonte de informação e pesquisa: o uso do Facebook por estudantes de graduação do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7416324505673009pt_BR
dc.description.abstractxIdentifies the use of Facebook as a research tool in the academic life of undergraduate students of the Civil Engineering course of Catholic University of Pernambuco (Unicap). Understanding the use of social media in academic spaces as a way of aggregating knowledge, the following question is pertinent: what is the importance of inserting social media, specifically Facebook, as a research tool for the graduating community? The overall objective of this study is to evaluate the use of Facebook as a research source in the academic life of students. It is an exploratory research. For this analysis it was used the data collected through a printed form applied through a personal approach, in which the data were subsequently processed and the graphs were generated. From the analyzed data, it was discovered that many of the people interviewed believe that it may be important to use social media to share information from their targeted area or to obtain more knowledge. In general, survey participants have demonstrated that they do not use social media as a source of information for academic purposes, yet many believe that it can be an important tool for sharing information, accessing specific content and performing various activities which allow them to be used as a way of approaching members of the university, and some of the participants may not be convinced that they use Facebook as a source of academic knowledge, as they participate in groups and follow specific pages of their targeted area. Given the relevance of the subject addressed in this study, it is necessary to continue projects that aim to identify and foster social media as a tool to obtain academic information that can stimulate knowledge and learning with new technologies.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Biblioteconomia – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCÉLIA LUCENA TEOTONIO DA SILVA LIMA.pdf1,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons