Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30699

Compartilhe esta página

Título: Mídias sociais como fonte de informação e pesquisa: o uso do Facebook por estudantes de graduação do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pernambuco
Autor(es): Lima, Lucélia Lucena Teotonio da Silva
Palavras-chave: Facebook; Fontes de informação; Mídias sociais; Qualidade informativa
Data do documento: 2018
Abstract: Identifica a utilização do Facebook como ferramenta de pesquisa na vida acadêmica dos estudantes de graduação do curso de Engenharia Civil, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Compreendendo-se a utilização das mídias sociais no meio acadêmico como forma de agregar conhecimento, torna-se pertinente o seguinte questionamento: qual a importância da inserção das mídias sociais, em específico o Facebook, como ferramenta de pesquisa para a comunidade universitária? O objetivo geral deste trabalho é avaliar o uso do Facebook como fonte de pesquisa na vida acadêmica dos estudantes. Trata-se de pesquisa exploratória. Para essa análise foram utilizados os dados coletados mediante questionário impresso aplicados por meio de abordagem pessoal, na qual posteriormente foi realizado tratamento dos dados e geração dos gráficos. A partir dos dados analisados constatou-se que muitos dos entrevistados acreditam que pode ser importante utilizar as mídias sociais para compartilhar informações de sua área ou para obter mais conhecimento. De maneira geral, os participantes da pesquisa, em sua maioria, demonstraram que não utilizam as mídias sociais como fonte de informação para fins acadêmicos, mesmo assim, muitos acreditam que pode ser uma importante ferramenta para compartilhar informações, acessar conteúdos específicos e realizar várias atividades que permitem sua utilização como forma de aproximação entre membros que compõem a universidade, além disso, alguns dos participantes talvez não tenham convicção de que utilizam o Facebook como fonte de informação acadêmica, já que participam de grupos e seguem páginas especificas de sua área. Diante da importância do tema abordado neste trabalho, faz-se necessário o prosseguimento de projetos que objetivam identificar e fomentar as mídias sociais como instrumento para obter informações acadêmicas, que possam estimular conhecimento e aprendizado perante novas tecnologias.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30699
Aparece nas coleções:TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCÉLIA LUCENA TEOTONIO DA SILVA LIMA.pdf1,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons