Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30699
Share on
Title: | Mídias sociais como fonte de informação e pesquisa: o uso do Facebook por estudantes de graduação do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pernambuco |
Authors: | Lima, Lucélia Lucena Teotonio da Silva |
Keywords: | Facebook; Fontes de informação; Mídias sociais; Qualidade informativa |
Issue Date: | 2018 |
Abstract: | Identifica a utilização do Facebook como ferramenta de pesquisa na vida acadêmica dos estudantes de graduação do curso de Engenharia Civil, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Compreendendo-se a utilização das mídias sociais no meio acadêmico como forma de agregar conhecimento, torna-se pertinente o seguinte questionamento: qual a importância da inserção das mídias sociais, em específico o Facebook, como ferramenta de pesquisa para a comunidade universitária? O objetivo geral deste trabalho é avaliar o uso do Facebook como fonte de pesquisa na vida acadêmica dos estudantes. Trata-se de pesquisa exploratória. Para essa análise foram utilizados os dados coletados mediante questionário impresso aplicados por meio de abordagem pessoal, na qual posteriormente foi realizado tratamento dos dados e geração dos gráficos. A partir dos dados analisados constatou-se que muitos dos entrevistados acreditam que pode ser importante utilizar as mídias sociais para compartilhar informações de sua área ou para obter mais conhecimento. De maneira geral, os participantes da pesquisa, em sua maioria, demonstraram que não utilizam as mídias sociais como fonte de informação para fins acadêmicos, mesmo assim, muitos acreditam que pode ser uma importante ferramenta para compartilhar informações, acessar conteúdos específicos e realizar várias atividades que permitem sua utilização como forma de aproximação entre membros que compõem a universidade, além disso, alguns dos participantes talvez não tenham convicção de que utilizam o Facebook como fonte de informação acadêmica, já que participam de grupos e seguem páginas especificas de sua área. Diante da importância do tema abordado neste trabalho, faz-se necessário o prosseguimento de projetos que objetivam identificar e fomentar as mídias sociais como instrumento para obter informações acadêmicas, que possam estimular conhecimento e aprendizado perante novas tecnologias. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30699 |
Appears in Collections: | TCC - Biblioteconomia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LUCÉLIA LUCENA TEOTONIO DA SILVA LIMA.pdf | 1,99 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License