Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30717

Share on

Title: O bibliotecário como mediador cultural, a leitura literária e a biblioterapia no tratamento da depressão
Authors: Santos, Wérleson Alexandre de Lima
Keywords: Biblioterapia; Depressão; Leitura literária; Bibliotecário; Mediação cultural
Issue Date: 20-Dec-2018
Abstract: A pesquisa se configura como teórica, bibliográfica, documental e de caráter exploratório. Traz discussões com o objetivo de refletir o bibliotecário enquanto mediador cultural e de leitura, e a biblioterapia e a leitura literária como auxílio no tratamento da depressão. Com os objetivos específicos de realizar um panorama introdutório acerca da depressão, juntamente com dados estatísticos de níveis globais e internacionais sobre o mesmo tema; discutir a leitura enquanto direito e um elemento sociopolítico ideológico, da mesma forma que a literatura sob a ótica dialógica de Bakhtin; a mediação cultural e a mediação de leitura para a promoção de um autoconhecimento e compreensão do mundo externo, assim como a biblioterapia e a leitura restauradora como maneira de acalentar sujeitos em sofrimento; e por fim busca realizar uma análise do Projeto Político Pedagógico Curricular do curso de Biblioteconomia da UFPE para o perfil 0406 a respeito da sua formação de bibliotecários mediadores culturais e biblioterapeutas. A pesquisa constata que há possibilidades para que a leitura sirva como elemento de reabilitação social para sujeitos acometidos com depressão, além disso, ela também observa que os bibliotecários necessitam despertar para sua função social e como mediadores culturais, bem como são apontadas ações de promoção da saúde mental em bibliotecas e novos horizontes de pesquisa no que concerne ao tema.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30717
Appears in Collections:TCC - Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WÉRLESON ALEXANDRE DE LIMA SANTOS.pdf816 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons