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Título : Construção e validação de um guia para elaboração de materiais educativos impressos para saúde: contribuições do design da informação
Autor : FREITAS, Ranielder Fábio de
Palabras clave : Design da informação; Design gráfico; Saúde; Materiais educativos impressos; Orientações
Fecha de publicación : 31-jul-2017
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : O presente estudo teve como objetivo propor orientações contributivas do design da informação para a elaboração de Materiais Educativos Impressos (MEIs) para promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo o profissional de saúde como público-alvo dessas informações. Como metodologia, foi categorizada inicialmente estudos da saúde que abordassem o tema de elaboração e validação de MEIs, para familiarização da abordagem do conteúdo, assim como a identificação de fragilidades. Foi realizado um panorama da incidência do uso dos Modos de Simbolização da Linguagem Gráfica (LG) para se conhecer as características comuns de sua representação nos MEIs de saúde. Após isso, foi sistematizado referências provenientes das áreas do design da informação/gráfico e saúde, que fundamentaram as orientações do conteúdo de um Guia para, enfim, validar os aspectos metodológicos das orientações junto a juízes das áreas correlatas. Observou-se o interesse dos profissionais de saúde por um instrumento de orientação dessa natureza, além uma série de sugestões de melhorias provenientes da validação dos juízes que pairavam sobre aspectos de incremento visual, compreensão de conteúdo textual e imagético, supressão de termos técnicos, melhoria da leiturabilidade e optimização de impressão. Dessa forma, o Guia proposto com estratégias de design da informação, efetivou diretrizes contributivas para promoção da saúde e prevenção de doenças através do consenso de juízes das áreas correlatas, onde almeja-se que abordagens mais adequadas da prática de elaboração de MEIs contribuam para redução de danos no processo saúde-doença do cidadão.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31389
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Design

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