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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31393

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Título: Mapas conceituais e a prática reflexiva na formação de professores para o ensino de ciências e matemática
Autor(es): AIRES, Thathawanna Tenório
Palavras-chave: Mapeamento conceitual; Ensino reflexivo – Caruaru (PE); Professores – Formação – Caruaru (PE); Aprendizagem; Professores e alunos – Caruaru (PE); Ciências exatas
Data do documento: 2-Mai-2017
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Neste trabalho utilizamos o Mapa Conceitual como ferramenta diagnóstica de um processo reflexivo dentro da formação inicial de professores das Licenciaturas de Química, Física e Matemática, do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Buscamos assim, compreender, por meio da análise de mapas conceituais, como se dá o desenvolvimento e engajamento da e na prática reflexiva de docentes em formação inicial. Para tal, apresentamos aspectos da Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS) o Mapeamento Conceitual, bem como os parâmetros para a construção de um bom mapa conceitual e uma metodologia de análise e avaliação de mapas: as Estruturas Hierárquicas Inapropriadas ou Limitadas (LIPHs) e de um Perfil Profissional Docente. Para a aplicação dessa pesquisa proporcionamos um processo formativo que foi constituído por duas etapas, a primeira envolvendo um preparo enquanto mapeadores (pré-formação) e a segunda, a formação na TAS, a Negociação de Significados, o Modelo de Mudança Conceitual, o processo argumentativo e a Avaliação Formativa. Foi proposta a elaboração de mapas conceituais (MC) que possuíam as seguintes perguntas focais: "Quais as relações entre professor-aluno-conhecimento?", "Quais as relações entre professor-currículo-escola?" e "Como se dá a aprendizagem das ciências?". Esses três mapas foram construídos/reconstruídos em três momentos. As análises realizadas revelaram que o mapa conceitual no qual os alunos apresentaram mais facilidade, foi o que tratava sobre aprendizagem das Ciências, provavelmente por ser uma temática bastante comum dentro da formação inicial; o que apresentaram mais dificuldades, foi o que tratava do currículo, evidenciando a fragilidade com a qual essa temática é trabalhada na formação inicial. Apesar de algumas discrepâncias as produções realizadas foram capazes de evidenciar que a reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem e que a ressignificação dos papeis do professor e do aluno passam por um modelo de ensino baseado na aprendizagem significativa e que conduz para ela.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31393
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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