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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31775

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Título: CTSA e ensino de química: (re)construindo práticas metodológicas para a formação inicial e continuada do professor
Autor(es): MONTEIRO, Inês Girlene dos Santos
Palavras-chave: Professores – Formação – Caruaru (PE); Professores de química – Caruaru (PE); Educação básica – Caruaru (PE); Ensino - Metodologia
Data do documento: 23-Fev-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O Ensino de Ciências, especificamente de Química baseado na abordagem CiênciaTecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA), traz grandes possibilidades e ao mesmo tempo reflexões quanto à prática metodológica em diferentes níveis de ensino. Nessa perspectiva, a articulação entre os conhecimentos científicos e tecnológicos junto ao contexto social, faz-se necessário para formar cidadãos aptos e conscientes de seu papel na sociedade. A prática de ensino por meio de contextualização converge com a abordagem CTSA, uma vez que instiga o estudante a questionar, resolver problemas para transformar a sua realidade, buscando de forma autônoma possíveis soluções através da investigação, da reflexão e decidindo qual a melhor resolução para o problema. O objetivo desse trabalho foi investigar as concepções de professores e estudantes do curso de Química-Licenciatura de uma IES pública e docente de uma escola de Referência em Ensino Médio que trabalha com o componente Química sobre a abordagem CTSA e a inserção nas práticas metodológicas no ensino. A presente pesquisa teve uma abordagem qualitativa e utilizou como instrumentos de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com os docentes e licenciandos, análise documental e oficina didática. Os resultados mostraram que a inserção da abordagem CTSA na formação dos licenciandos, mesmo que em sua maioria ocorra apenas nos componentes pedagógicos, tem a possibilidade deles desenvolverem metodologias de ensino voltadas para a formação cidadã e autônoma dos estudantes da educação básica. E em relação ao professor da Educação Básica, alguns aspectos da abordagem CTSA fazem parte da metodologia de ensino por considerar a problematização no contexto social, azendo com que o estudante utilize o conhecimento científico de forma consciente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31775
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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