Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31904

Compartilhe esta página

Título: Efeitos da ingestão de cafeína na recuperação da função neuromuscular e desempenho após uma sessão de treinamento de força com ênfase em ação excêntrica.
Título(s) alternativo(s): Efeitos da ingestão de cafeína na recuperação da função neuromuscular e desempenho após uma sessão de treinamento de força com ênfase excêntrica.
Autor(es): MARIANO, Ana Carla Santos
Palavras-chave: Fadiga neuromuscular; Força muscular; Treinamento- Atletismo
Data do documento: 28-Fev-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Este estudo investigou os efeitos da cafeína na recuperação da função neuromuscular e desempenho em um período de 72h após uma sessão de treinamento de força com ênfase em ação excêntrica. Foi utilizado um desenho experimental duplo-cego e contrabalançado, onde 11 participantes jovens do sexo masculino, atletas bem treinados da modalidade de saltos e corrida de velocidade (idade: 19.3 ± 3.0 anos) fizeram uma sessão de treinamento de força com ênfase na ação excêntrica composta por exercício de meio agachamento realizado a 70% de 1RM. Nas 24h, 48h e 72h pós-exercício, os atletas fizeram a ingestão de placebo ou 5mg.kg⁻¹ de peso corporal de cafeína anidra e foram avaliados a recuperação da função neuromuscular, potência muscular e velocidade. Na análise do período de recuperação foi visto que os atletas já estavam recuperados com o intervalo de 24h em relação a fadiga neuromuscular, potência muscular e força. Nas variáveis neuromusculares e velocidade, não foram encontradas diferenças significativas entre a suplementação de cafeína e placebo (P > 0.05). Contudo, a ingestão de cafeína resultou na melhora significativa do desempenho de salto vertical contra movimento, em comparação com a condição placebo (P < 0.05), nas 48h e 72h após o treinamento de força. Não foram encontradas diferenças significativas no que se refere a percepção de dor e recuperação. Em conclusão, a ingestão de cafeína resultou melhoras somente no desempenho em salto contra movimento após um treinamento de força com ênfase em ação excêntrica em atletas saltadores e velocista.
Descrição: SILVA, Adriano Eduardo Lima, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: LIMA SILVA, Adriano Eduardo
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31904
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ana Carla Santos Mariano.pdf2,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons