Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32425

Share on

Title: Pode entrar: manifestações de gosto no âmbito da moradia e da decoração das elites culturais na Região Metropolitana de Recife
Authors: MACIEL, Louise Claudino
Keywords: Sociologia; Decoração de interiores; Estética – Aspectos sociológicos; Habitação – Bem-estar; Cultura material; Elites (Ciências sociais) – Atitudes; Distinção social
Issue Date: 28-Feb-2018
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta tese analisa o papel da moradia como esfera de distinção social na Região Metropolitana do Recife (RMR). O objetivo é compreender as práticas e as propriedades no âmbito da moradia e da decoração que diferentes frações das classes altas associam ao "bem morar", bem como as fronteiras simbólicas que emergem nesse universo. Para realizar a pesquisa, partimos de uma seção sobre decoração – Pode entrar! – da revista Aurora, suplemento cultural publicado pelo Diario de Pernambuco (2010 a 2014) e realizamos entrevistas em profundidade com indivíduos que tiveram suas moradias apresentadas nesse suplemento. O elevado investimento estético que caracteriza essas decorações já demonstra que são moradias associadas às posições elevadas do espaço social, caracterizadas por combinações diversas de capitais (econômico, cultural, social e simbólico), mas todas bem providas em capital cultural. Investigamos como a opção por: bairros, tipos de construções, estilos de decoração, peças de mobiliário, obras de arte e contratação de profissionais de ambientação integram os processos de estilização da vida que caracterizam as classes altas e analisamos as lutas simbólicas que as diferentes frações dessas classes se engajam em torno da definição do "morar" mais legítimo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32425
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Sociologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE Louise Claudino Maciel.pdf5,23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons