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Título : Desempenho de estudantes de escolas públicas e privadas no sistema seriado de avaliação da Universidade de Pernambuco: um recorte entre os anos de 2010 e 2015
Autor : SILVA, Izabel Christina de Avelar
Palabras clave : Estudantes - Avaliação; Rendimento escolar; Ensino superior; UFPE - Pós-graduação
Fecha de publicación : 6-abr-2018
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : A Universidade de Pernambuco estabeleceu o Sistema Seriado de Avaliação para acesso aos seus cursos. Tal Sistema converge com os propósitos do ensino médio, reconhecendo que esse nível da educação básica tem objetivos próprios de formação para a cidadania, preparação geral para o mundo do trabalho e desenvolvimento de competências e habilidades. Historicamente, o desempenho dos estudantes sofre influência da sua classe socioeconômica. O estudo teve por objetivo avaliar o desempenho dos estudantes e das escolas que participaram do Sistema Seriado de Avaliação da Universidade de Pernambuco, entre 2010 e 2015, e sua relação com as características demográficas, socioeconômicas e escolares, de acordo com a natureza administrativa dos estabelecimentos e modalidade de ensino. O estudo foi conduzido em duas etapas: (a) uma em nível agregado, com análise a partir das médias dos estudantes que se submeteram ao Sistema Seriado de Avaliação, em função das características das escolas e espaços geográficos; (b) a segunda etapa caracterizou-se pela descrição das variáveis do conjunto de dados disponibilizados em nível individual (o desempenho estudantil). A população estudada foi de 30.333 estudantes. Os dados foram agregados em quatro ciclos de avaliação (1º. ciclo: 2010-2012; 2º. ciclo: 2011-2013; 3º. ciclo: 2012-2014 e 4º. ciclo: 2013-2015), e em mesorregiões (Região Metropolitana de Recife, Mata, Agreste, Sertão Pernambucano e Sertão de São Francisco) e municípios de localização da escola de terceiro ano do ensino médio. Dos estudantes que realizaram a avaliação seriada em todo período estudado, 12.274 (40,5%) apresentaram um desempenho final insatisfatório, 17.123 (56,5%) regular e 936 (3,0%) satisfatório. A média de desempenho da escola privada foi de 65,9 pontos, e da pública, de 39,9 pontos, sendo a média da rede privada 65,2% maior que a da pública. Uma possível influência da escolarização dos pais na renda familiar aflorou na análise dos dados: cerca de 55% das mães e 67% dos pais cursaram apenas a educação básica, e 77% das famílias tinham renda familiar menor que cinco salários mínimos. As desigualdades de desempenho por sexo sugerem a influência das dificuldade históricas para emancipação feminina. O fosso social entre estudantes de acordo com a natureza administrativa das escolas, relacionado à escolaridade dos pais e renda familiar, influenciou as desigualdades no desempenho entre os estudantes da rede pública quando comparados aos da rede privada. Evidenciaram-se também diferenças no desempenho dos estudantes e das escolas entre as mesorregiões de Pernambuco, semelhante ao que ocorre entre diferentes regiões do País. Os achados do estudo possibilitam reconhecer a influência do capitaleconômico, cultural e social e contribuem para a compreensão do desempenho dos estudantes e das escolas de Pernambuco, provendo as condições para se discutir a qualidade do ensino médio no Estado.
Descripción : SILVA, Izabel Christina de Avelar, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: AVELAR SILVA, Izabel Christina de
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32811
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação

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