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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32909

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Title: Para além da atividade prescrita : processo criativo de sujeitos com transtorno mental em contexto de trabalho
Authors: SILVA, Jaqueline Carla da
Keywords: Psicologia cognitiva; Trabalho; Capacidade para o trabalho - Avaliação; Processo criativo
Issue Date: 28-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Na perspectiva sócio-histórica, a atividade criativa é compreendida como favorecedora da emergência do novo, tendo por base a imaginação. Ela possibilita ao sujeito desenvolver novos sentidos à atividade. A clínica da atividade, disciplina voltada ao trabalho, apropria-se de ideias de Vigotski no entendimento do trabalho como atividade dirigida, historicamente situada e potencializadora da criação. A criatividade no trabalho relaciona-se ao poder de agir do sujeito que, ultrapassando a prescrição, confere outros destinos à atividade. Buscando compreender o processo criativo de sujeitos com transtorno mental no trabalho, este estudo aproxima-se das ideias defendidas pela Reforma Psiquiátrica, que visa a olhar as potencialidades dos sujeitos em detrimento do transtorno, considerando a autonomia e protagonismo nas trocas sociais. Assim, teve-se como objetivo geral compreender como ocorre o processo criativo de sujeitos com transtorno mental em contexto de trabalho no Programa de Geração de Renda e, especificamente, buscou-se (i) analisar a atividade criativa de sujeitos com transtorno mental no contexto de trabalho; (ii) investigar quais são os aspectos sócio-históricos e culturais que estão presentes na atividade de criação do sujeito; e (iii) identificar as controvérsias nas discussões sobre o trabalho que permitem a emergência de novos sentidos à atividade. A pesquisa aconteceu no Programa de Geração de Renda de Camaragibe e partiu de uma metodologia qualitativa cujo delineamento foi a pesquisa intervenção proposta por Clot, que defende a obtenção do conhecimento atrelado à transformação da situação de trabalho. A metodologia adotada foi a oficina de fotos, que aconteceu em cinco encontros precedidos por momentos de observação. Os encontros foram videografados, transcritos e analisados de maneira interpretativa, segundo as categorias analíticas baseadas em Vigotski: a) inadaptação que favorece a atividade criadora; b) aspectos socioculturais presentes no desenvolvimento da imaginação criativa; c) relação dos processos imaginativos com os sentimentos presentes no desenvolvimento da atividade criativa; d) materialização da atividade imaginativa através de um produto subjetivo ou concreto. E as categorias analíticas baseadas em Clot: a) controvérsias surgidas entre os destinatários da ação (o objeto, o outro e a si mesmo); b) formulação de novos sentidos de ação através dos conflitos surgidos. Foi observado que, em suas atividades criadoras, os trabalhadores, ao se sentirem inadaptados, recorriam às suas experiências para ressignificar os seus fazeres. O novo se configurava não só através de aspectos objetivos, mas em mudanças subjetivas que permitiam novos destinos aos seus históricos de transtorno mental. Nas atividades criativas, os aspectos sócio-históricos e culturais relacionados à hospitalização e discriminação estavam presentes, já as controvérsias surgiram, muitas vezes, relacionadas à medicação que ajuda e ao mesmo tempo dificulta o trabalho; à mente que tem o transtorno e ao mesmo tempo produz; e aos materiais que permitem a confecção de artesanato, mas ao mesmo tempo a sua falta impede o trabalho. As controvérsias possibilitaram a emergência de novos sentidos à atividade, transformando a relação dos sujeitos com a própria Geração de Renda, que assumiu um lugar mais de ocupar a mente que de gerar renda.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32909
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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