Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33222
Comparte esta pagina
Título : | Os saberes da escola Gigante do Samba |
Autor : | CANDEIAS, Paulo Roberto Pergentino das |
Palabras clave : | Educação não-formal; Escolas de samba; Gigante do Samba (Escola de samba); UFPE - Pós-graduação |
Fecha de publicación : | 1-feb-2019 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | A presente pesquisa, amparada pelo núcleo de Teoria e História da Educação, do curso de mestrado em educação da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE está situada no campo da história da educação; concentrando seus esforços em conhecer os saberes da escola Gigante do Samba. Como objetivo central, a investigação busca conhecer quais saberes resguardam os adeptos da escola Gigante do Samba. A hipótese que subsidiou minha investigação partiu do princípio de que os saberes na escola Gigante do Samba são motivados por relações de convivência, e que esses são repassados entre as gerações – dos mais velhos para os mais jovens – nas atividades propostas pela escola, tais como: ensaios da bateria mirim, projetos sociais desenvolvidos nas dependências da escola, ensaios gerais e encontros no barracão. O objetivo geral foi conhecer os saberes da escola Gigante do Samba e os específicos foram: quais saberes resguardam os adeptos da escola de samba Gigante do Samba, quem são os agentes e quais os recursos utilizados para propor esses saberes e como esses saberes circulam no cotidiano da escola. O principal marco teórico foi amparado por Gohn (2015) e por Brandão (2013). A pesquisa optou por fontes orais como prioritárias a partir das contribuições de Montenegro (2010) e de Pinsky (2015). Como tratamento das informações obtidas, o presente estudo se apoiou no método de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). O estudo sinalizou ainda que, em muitas situações, a prática dos saberes era a única oportunidade que alguns jovens tinham de educação – educação não formal – tendo em vista que muitas não eram alcançadas pela educação formal. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33222 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Paulo Roberto Pergentino das Candeias.pdf | 7,46 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons