Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33497

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTANA JÚNIOR, Célio Andrade de-
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, João Pedro Silva de-
dc.date.accessioned2019-09-23T18:32:55Z-
dc.date.available2019-09-23T18:32:55Z-
dc.date.issued2019-02-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33497-
dc.descriptionSANTANA JÚNIOR, Célio Andrade de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: SANTANA, Célio Andrade dept_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo introduzir os conceitos e técnicas de Social Media Analytics para analisar as redes sociais online enquanto “lugares de memória”, além de analisar a memória e informação destas mídias a partir da Social Media Analytics. O tema se justifica a partir de uma perspectiva onde o acesso ao registro se sobrepõe a salvaguarda do suporte e que o potencial da memória se dá quando ela é compartilhada entre os indivíduos. Outra base em que este trabalho se justifica é acerca da questão da mensuração da informação que está presente na Ciência da Informação desde a sua gênese. Para realização do trabalho foi conduzido um estudo de caso em comunidades online no Facebook com a temática de compartilhamento e divulgação de registros de memória local de cidades brasileiras por meio da utilização de conceitos de Social Media Analytics. A ferramenta escolhida para a realização do estudo de caso foi a FanpageKarma e a partir dela foram retirados dados das páginas pesquisadas. Desta forma esta pesquisa apresentam um caráter que perpassa por conceitos de pesquisa quantitativa, qualitativa e quali-quanti. Além disto quanto aos meios a pesquisa apresentam uma abordagem empírica e bibliográfica, enquanto sua natureza é descritiva. Por conseguinte buscou-se realizar estratégias de triangulação com o intuito de relacionar os dados coletados das diversas fontes. Na revisão de literatura foram abordadas temáticas que envolvem a relação entre informação e memória, características da memória online, construção de “lugares de memória”, redes sociais online como “lugares de memória”, Big Data, Social Media Analytics e a relação entre Altmetria e Social Media Analytics. Por fim é realizada a discussão dos resultados encontrados de forma a entender como uma rede social online, como o Facebook é caracterizada como “lugar de memória” e como se dá o sistema mnemônico envolvendo os registros de memória local neste ambiente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLugar de memóriapt_BR
dc.subjectRedes Sociais onlinept_BR
dc.subjectSocial Media Analyticspt_BR
dc.subjectBig Datapt_BR
dc.titleMemória local em redes sociais online: uma análise a partir da Social Media Analyticspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3638035595566288pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3656327420806840pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Informacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to analyze how the concepts of Social Media Analytics allow to evaluate and understand online social networks as "places of memory" that can serve as an idea of sharing and dissemination of records of local memory of cities. The theme is justified from one where access to the registry overlaps the safeguard of the support and the potential of memory occurs when it is shared between individuals. Another basis on which this work is justified is the question of the measurement of information that is present in Information Science since its Genesis. For the accomplishment of the work, a case study of communities was conducted with the theme of sharing and dissemination of local memory registers of Brazilian cities through the use of Social Media Analytics concepts. The tool chosen for the realization of the case study was FanpageKarma and from it were extracted data of the searched pages. In this way, this research presents a character that goes through concepts of quantitative, qualitative and qualitative-quantitative research. In addition to the means the research presents an empirical and bibliographic approach, while its nature is descriptive. Therefore, we tried to perform triangulation strategies in order to relate data collected from different sources. In the literature review, the topics covered by the relationship between information and memory, characteristics of online memory, construction of "memory places", online social networks such as "memory places", Big Data, social media analytics and the relationship between Altmetria and social media analytics. Finally, the discussion of the results found in order to understand how an online social network, such as Facebook is characterized as "place of memory", and how the mnemonic system involving the local memory registers in this environment is performed.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO João Pedro Silva de Albuquerque.pdf2,04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons