Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33497

Compartilhe esta página

Título: Memória local em redes sociais online: uma análise a partir da Social Media Analytics
Autor(es): ALBUQUERQUE, João Pedro Silva de
Palavras-chave: Lugar de memória; Redes Sociais online; Social Media Analytics; Big Data
Data do documento: 20-Fev-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo introduzir os conceitos e técnicas de Social Media Analytics para analisar as redes sociais online enquanto “lugares de memória”, além de analisar a memória e informação destas mídias a partir da Social Media Analytics. O tema se justifica a partir de uma perspectiva onde o acesso ao registro se sobrepõe a salvaguarda do suporte e que o potencial da memória se dá quando ela é compartilhada entre os indivíduos. Outra base em que este trabalho se justifica é acerca da questão da mensuração da informação que está presente na Ciência da Informação desde a sua gênese. Para realização do trabalho foi conduzido um estudo de caso em comunidades online no Facebook com a temática de compartilhamento e divulgação de registros de memória local de cidades brasileiras por meio da utilização de conceitos de Social Media Analytics. A ferramenta escolhida para a realização do estudo de caso foi a FanpageKarma e a partir dela foram retirados dados das páginas pesquisadas. Desta forma esta pesquisa apresentam um caráter que perpassa por conceitos de pesquisa quantitativa, qualitativa e quali-quanti. Além disto quanto aos meios a pesquisa apresentam uma abordagem empírica e bibliográfica, enquanto sua natureza é descritiva. Por conseguinte buscou-se realizar estratégias de triangulação com o intuito de relacionar os dados coletados das diversas fontes. Na revisão de literatura foram abordadas temáticas que envolvem a relação entre informação e memória, características da memória online, construção de “lugares de memória”, redes sociais online como “lugares de memória”, Big Data, Social Media Analytics e a relação entre Altmetria e Social Media Analytics. Por fim é realizada a discussão dos resultados encontrados de forma a entender como uma rede social online, como o Facebook é caracterizada como “lugar de memória” e como se dá o sistema mnemônico envolvendo os registros de memória local neste ambiente.
Descrição: SANTANA JÚNIOR, Célio Andrade de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: SANTANA, Célio Andrade de
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33497
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO João Pedro Silva de Albuquerque.pdf2,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons