Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33543

Share on

Title: Usabilidade em sistema Android / TouchWiz: uma análise entre o público jovem e idoso.
Authors: TAVARES, Renan Felipe dos Santos
Keywords: Smartphones; Android (Recurso eletrônico); Interface de programas aplicativos (Software); Comportamento do consumidor; Idosos; Jovens
Issue Date: 19-Jul-2017
Citation: TAVARES, Renan Felipe dos Santos. Usabilidade em sistema Android / TouchWiz: uma análise entre o público jovem e idoso. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: Durante mais de sete anos de trabalho na Loja Claro Caruaru, clientes chegam quase que diariamente com dúvidas em relação a usabilidade em seus Smartphones, e uma observação importante é que a maioria dos usuários com dificuldade são idosos. O objetivo desse trabalho é identificar quais as principais dificuldades de uso em relação a celulares com Android na interface TouchWiz. A hipótese levantada é que os idosos possuem maior dificuldade na realização de algumas tarefas se comparados ao público jovem. Coletamos todos os dados necessários para saber quais as principais tarefas que são usadas atualmente pelos usuários de Smartphones, aplicamos um teste de usabilidade com um grupo de jovens e um grupo de idosos e analisamos os resultados através de normas que indicam como ter uma interface de sucesso para que haja boa usabilidade. O trabalho propõe que as interfaces digitais se preocupem em ser acessíveis para todos os tipos de usuários, independentemente da idade ou de qualquer outro fator. O trabalho propõe ainda que haja inclusão digital para os idosos para que os mesmos mantenham-se ativos pelo maior tempo possível e deixa uma possibilidade de pesquisa futuras para possíveis soluções dos problemas de interação com os sistemas operacionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33543
Appears in Collections:(CAA-ND): TCC - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TAVARES, Renan Felipe dos Santos.pdf3,42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons