Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33799
Compartilhe esta página
Título: | A valorização da aula de música pelos alunos do ensino médio e os fatores que a influenciam |
Autor(es): | BEZERRA, Daniel Ribeiro |
Palavras-chave: | Educação musical; Aula de música; Ensino médio; Classe social; Valorização |
Data do documento: | 30-Jan-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Nesta pesquisa de mestrado, buscamos analisar o valor que o estudante do ensino médio atribui à aula de música, tendo como foco duas escolas da região metropolitana de Recife/PE. Investigamos a influência de diversos fatores no âmbito escolar, como a atuação do docente, conteúdos, repertório e carga horária das aulas, e infraestrutura dedicada à música. Também estudamos como a classe social dos alunos afeta suas relações com a aula de música na escola, levando em conta as teorias de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron sobre o espaço social, o gosto e a escola moderna. Para a coleta dos dados, realizamos uma entrevista de grupo focal com alguns alunos do ensino médio em cada escola, além de distribuir questionários fechados a esses mesmos estudantes. Ao analisar conjuntamente os dados obtidos, foi possível compreender o que os alunos pensam sobre o ensino de música nas suas escolas. Os resultados apontam música é valorizada pelos alunos do ensino médio, que a reconhecem como símbolo cultural e identitário, como entretenimento e possibilidade de profissionalização. Nos casos estudados, as disciplinas são frequentadas por estudantes que nutrem um interesse especial previamente desenvolvido pela música e por aprender algum instrumento. A herança familiar é um dos fatores mais importantes nessa relação de afeição, enquanto outros aspectos escolares analisados (como a afinidade com o repertório utilizado e a qualidade da infraestrutura e dos recursos escolares) podem ter impactos positivos ou negativos no processo de ensino-aprendizagem, influenciando a motivação dos alunos que assistem às disciplinas e o interesse dos que não assistem. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33799 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Daniel Ribeiro Bezerra.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons