Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33799
Comparte esta pagina
Título : | A valorização da aula de música pelos alunos do ensino médio e os fatores que a influenciam |
Autor : | BEZERRA, Daniel Ribeiro |
Palabras clave : | Educação musical; Aula de música; Ensino médio; Classe social; Valorização |
Fecha de publicación : | 30-ene-2019 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | Nesta pesquisa de mestrado, buscamos analisar o valor que o estudante do ensino médio atribui à aula de música, tendo como foco duas escolas da região metropolitana de Recife/PE. Investigamos a influência de diversos fatores no âmbito escolar, como a atuação do docente, conteúdos, repertório e carga horária das aulas, e infraestrutura dedicada à música. Também estudamos como a classe social dos alunos afeta suas relações com a aula de música na escola, levando em conta as teorias de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron sobre o espaço social, o gosto e a escola moderna. Para a coleta dos dados, realizamos uma entrevista de grupo focal com alguns alunos do ensino médio em cada escola, além de distribuir questionários fechados a esses mesmos estudantes. Ao analisar conjuntamente os dados obtidos, foi possível compreender o que os alunos pensam sobre o ensino de música nas suas escolas. Os resultados apontam música é valorizada pelos alunos do ensino médio, que a reconhecem como símbolo cultural e identitário, como entretenimento e possibilidade de profissionalização. Nos casos estudados, as disciplinas são frequentadas por estudantes que nutrem um interesse especial previamente desenvolvido pela música e por aprender algum instrumento. A herança familiar é um dos fatores mais importantes nessa relação de afeição, enquanto outros aspectos escolares analisados (como a afinidade com o repertório utilizado e a qualidade da infraestrutura e dos recursos escolares) podem ter impactos positivos ou negativos no processo de ensino-aprendizagem, influenciando a motivação dos alunos que assistem às disciplinas e o interesse dos que não assistem. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33799 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Música |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Daniel Ribeiro Bezerra.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons