Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33801

Compartilhe esta página

Título: O discurso do corpo docente do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco sobre o sujeito da Educação Musica
Autor(es): NUNES, Marcus Vinícius Pinto
Palavras-chave: Educação Musical; Formação de professores; Currículo; Estudos Culturais; Pós-Crítica em Educação
Data do documento: 30-Jan-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Pernambuco passou por uma reforma curricular em 2013. Nesse sentido, este estudo de caso teve como objetivo geral compreender o discurso do corpo docente do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco sobre o sujeito da educação musical. Os objetivos específicos foram: fazer emergir o discurso tal como as/os docentes pensavam, experienciavam, produziam e problematizavam quanto ao campo da Educação Musical na formação de professores/as; incitar os/as docentes a reconstituírem as suas próprias trajetórias; e estabelecer relações entre os discursos dispersos dos/as docentes situados na perspectiva teórica do Projeto Pedagógico do Curso efetivado em 2013. O referencial teórico trouxe autores/as como Larrosa, Silva, Foucault, Hall, Corazza, entre outros/as, que compreendem a produção do sujeito como um processo de linguagem. A Metodologia da Alquimia, apoiada nos Estudos Culturais, e a Pesquisa-Ensino, apoiada na Teoria Pós-Crítica em Educação, foram as vertentes que possibilitaram a construção deste trabalho, pela forma criativa e flexível de pensar e construir a pesquisa científica. As entrevistas com os/as docentes foram o material que serviu de base para a produção do presente objeto. Por fim, o trabalho denotou que o pensamento pós-crítico se encontrava em processo de maturação no curso, e que, com isso, pôde contribuir trazendo para a discussão a noção de linguagem que evidencia as relações de saber/poder/subjetividade implicados na formação inicial de professore/as de música.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33801
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marcus Vinicius Pinto Nunes.pdf970,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons