Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33801

Comparte esta pagina

Título : O discurso do corpo docente do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco sobre o sujeito da Educação Musica
Autor : NUNES, Marcus Vinícius Pinto
Palabras clave : Educação Musical; Formação de professores; Currículo; Estudos Culturais; Pós-Crítica em Educação
Fecha de publicación : 30-ene-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : O curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Pernambuco passou por uma reforma curricular em 2013. Nesse sentido, este estudo de caso teve como objetivo geral compreender o discurso do corpo docente do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco sobre o sujeito da educação musical. Os objetivos específicos foram: fazer emergir o discurso tal como as/os docentes pensavam, experienciavam, produziam e problematizavam quanto ao campo da Educação Musical na formação de professores/as; incitar os/as docentes a reconstituírem as suas próprias trajetórias; e estabelecer relações entre os discursos dispersos dos/as docentes situados na perspectiva teórica do Projeto Pedagógico do Curso efetivado em 2013. O referencial teórico trouxe autores/as como Larrosa, Silva, Foucault, Hall, Corazza, entre outros/as, que compreendem a produção do sujeito como um processo de linguagem. A Metodologia da Alquimia, apoiada nos Estudos Culturais, e a Pesquisa-Ensino, apoiada na Teoria Pós-Crítica em Educação, foram as vertentes que possibilitaram a construção deste trabalho, pela forma criativa e flexível de pensar e construir a pesquisa científica. As entrevistas com os/as docentes foram o material que serviu de base para a produção do presente objeto. Por fim, o trabalho denotou que o pensamento pós-crítico se encontrava em processo de maturação no curso, e que, com isso, pôde contribuir trazendo para a discussão a noção de linguagem que evidencia as relações de saber/poder/subjetividade implicados na formação inicial de professore/as de música.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33801
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Marcus Vinicius Pinto Nunes.pdf970,71 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons