Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33917

Comparte esta pagina

Título : A motivação escolar no processo de ensino-aprendizagem de Geografia no Ensino Fundamental II : análise a partir da Escola Caic Diogo de Braga, localizada em Vitória de Santo Antão/PE
Autor : RAMOS, Joseane de Souza
Palabras clave : Geografia; Geografia – Estudo e ensino; Ensino; Aprendizagem; Motivação na educação
Fecha de publicación : 10-jul-2018
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : O ensino-aprendizagem se apresenta com situações e obstáculos que se intensificaram ao longo da história educacional. A atualização da escola e das estratégias de aprendizagem não ocorreu concomitantemente com o seu contexto e com o mundo em si. E por vezes, não está em conformidade com os avanços tecnológicos e é desestimulante para o aluno. Diante disso, a motivação é, sem dúvida, um dos aspectos que definem o direcionamento da aprendizagem e também é um dos maiores desafios a ser estudados. Tendo em vista o problema recorrente no ensino-aprendizagem de Geografia, nessa pesquisa estamos analisando as orientações motivacionais dos alunos do Ensino Fundamental II numa escola pública em Vitória de Santo Antão – PE, a partir da identificação do tipo de motivação, e relação com as variáveis e estilo motivacional utilizada pelo professor. Totalizaram 201 participantes, os dados foram obtidos por meio do questionário de autorrelato em escala tipo Likert, entrevista semiestruturada e observações, analisados sob a ótica da Teoria da Autodeterminação. Entre os resultados alcançados, verifica-se a percepção do professor em relação aos seus alunos e as atribuições dos problemas de motivação, que ele assegura ser social e estrutural, o que de fato é, e a estatística descritiva obtida a partir do questionário que permitiu visualizar que os alunos apresentam níveis de autonomia e de motivação intrínseca relevantes e superior a motivação extrínseca. Dessa forma, a pesquisa traz importantes contribuições, com implicações diretas do ensino-aprendizagem voltadas a motivação para aprender.
Descripción : ALMEIDA, Nilo Américo Rodrigues Lima de , também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: LIMA, Nilo Américo
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33917
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Geografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Joseane de Souza Ramos.pdf1,01 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons