Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34136

Share on

Title: Em busca da revolução brasileira: um estudo crítico sobre a estratégia socialista na obra de Carlos Nelson Coutinho
Authors: SILVA, Jones Manoel da
Keywords: Estado e democracia; Revolução brasileira; Processo de dominação política
Issue Date: 11-Jun-2018
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Perquirir a estratégia socialista na obra de Carlos Nelson Coutinho (1943-2012). Carlos Nelson foi um destacado intelectual do movimento comunista brasileiro, tendo sido militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB), Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), tradutor de mais de 60 livros, uma das principais interlocuções na assimilação brasileira da obra de Antônio Gramsci e György Lukács e um ativo polemista estando no centro dos debates sobre a estratégia socialista das esquerdas brasileiras a partir dos anos 1980. A pesquisa abordou as formulações do autor sobre a formação social brasileira, a teoria do Estado e da democracia e a articulação entre reforma e revolução, sintetizadas na proposta do reformismo revolucionário - elementos que a pesquisa indicou como centrais na formulação do autor sobre a estratégia revolucionária. O objetivo central desse trabalho é contribuir para a compreensão da obra desse intelectual, que é um dos principais da esquerda brasileira e participe fundamental na formulação da estratégia política hegemônica nos últimos anos nas organizações populares, com vistas a superar seus limites e equívocos e revitalizar o programa de pesquisa dos caminhos da Revolução Brasileira.
Description: SOUZA, Marco Antonio Mondaini de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: MONDAINI, Marco
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34136
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE Jones Manoel da Silva.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons