Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34208

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Sylvia Regina De Chiaro Ribeiro-
dc.contributor.authorSILVA, Jéssica de Andrade-
dc.date.accessioned2019-10-04T19:33:52Z-
dc.date.available2019-10-04T19:33:52Z-
dc.date.issued2019-02-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34208-
dc.descriptionRODRIGUES, Sylvia Regina de Chiaro Ribeiro, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: DE CHIARO, Sylviapt_BR
dc.description.abstractAo longo dos últimos anos é visível que o cenário educacional tem sido objeto de atualizações e modificações no processo de ensino. Esse movimento busca contemplar aspectos didáticos e metodológicos inovadores, capazes de atender às necessidades da modernidade. Este estudo sinaliza a importância da construção de um ambiente favorável para o desenvolvimento exploratório na sala de aula, que permita estimular a aprendizagem dos estudantes e ao professor diagnosticar as necessidades dos mesmos por meio de um processo dialógico. Diante disso, o objetivo central da pesquisa foi analisar o impacto que a capacitação das ações discursivas nos planos pragmáticos, argumentativo e epistêmico teria em tornar o professor capaz de manejar a argumentação em sala de aula utilizando a robótica, facilitando assim a construção do conhecimento científico dos seus alunos. Assim, essa pesquisa foi realizada em duas turmas do ensino fundamental I de uma escola particular do Recife, com duas professoras que tiveram suas aulas analisadas antes e depois de receberem uma capacitação em argumentação, especialmente voltada para as ações discursivas supracitadas. As duas professoras envolvidas receberam a capacitação a respeito do material da robótica e sua utilização. As aulas de robótica das duas turmas tiveram as mesmas atividades e foram videogravadas. A análise focalizou na identificação das ações discursivas juntamente com os propósitos e ações pedagógicas responsáveis por facilitar e incentivar a ocorrência da argumentação e da alfabetização científica implementada pelos professores na investigação da presença das mesmas no contexto da aula de robótica nos dois grupos. Concluímos que o desenvolvimento das ações discursivas e os propósitos epistêmicos do professor durante as aulas de robótica contribuem na construção do conhecimento promovendo a alfabetização científica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiscussões e debates - Recife (PE)pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectRobótica - Recife (PE)pt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectCiências (Ensino fundamental)pt_BR
dc.titleArgumentação no ensino de ciências : o uso da robótica como ferramenta na construção do conhecimentopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3706456234322797pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6679679566313969pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxOver the last few years it has become apparent that the educational scenario has been the object of updates and modifications in the teaching process. This movement seeks to contemplate innovative didactic and methodological aspects, capable of meeting the needs of modernity. This study indicates the importance of building a favorable environment for the exploratory development in the classroom, which will stimulate students' learning and the teacher to diagnose their students needs through a dialogical process. Thus, the main objective of the research was to analyze the impact that the training of the discursive actions in the pragmatic, argumentative and epistemic plans would have in making the teacher able to handle the classroom argumentation using robotics, thereby facilitating their students' construction of scientific knowledge. Therefore, this research was carried out in two classes of elementary school I of a private school in Recife. Two teachers had their lessons analyzed before and after receiving a training in argumentation focused on the discursive actions mentioned above. The two teachers involved received training on robotics material and its use. The robotics lessons of the two classes had the same activities and were videotaped. The analysis focused on the identification of the discursive actions along with the pedagogical purposes and actions responsible for facilitating and encouraging the occurrence of the argumentation and the scientific literacy implemented by the teachers in the investigation of their presence in the context of the robotics lesson in both groups. We conclude that the development of the discursive actions and the epistemic purposes of the teacher during the robotics lessons contribute in the construction of the knowledge while promotes scientific literacy.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jéssica de Andrade Silva.pdf3,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons