Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34208
Comparte esta pagina
Título : | Argumentação no ensino de ciências : o uso da robótica como ferramenta na construção do conhecimento |
Autor : | SILVA, Jéssica de Andrade |
Palabras clave : | Discussões e debates - Recife (PE); Aprendizagem; Robótica - Recife (PE); Conhecimento e aprendizagem; Ciências (Ensino fundamental) |
Fecha de publicación : | 21-feb-2019 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | Ao longo dos últimos anos é visível que o cenário educacional tem sido objeto de atualizações e modificações no processo de ensino. Esse movimento busca contemplar aspectos didáticos e metodológicos inovadores, capazes de atender às necessidades da modernidade. Este estudo sinaliza a importância da construção de um ambiente favorável para o desenvolvimento exploratório na sala de aula, que permita estimular a aprendizagem dos estudantes e ao professor diagnosticar as necessidades dos mesmos por meio de um processo dialógico. Diante disso, o objetivo central da pesquisa foi analisar o impacto que a capacitação das ações discursivas nos planos pragmáticos, argumentativo e epistêmico teria em tornar o professor capaz de manejar a argumentação em sala de aula utilizando a robótica, facilitando assim a construção do conhecimento científico dos seus alunos. Assim, essa pesquisa foi realizada em duas turmas do ensino fundamental I de uma escola particular do Recife, com duas professoras que tiveram suas aulas analisadas antes e depois de receberem uma capacitação em argumentação, especialmente voltada para as ações discursivas supracitadas. As duas professoras envolvidas receberam a capacitação a respeito do material da robótica e sua utilização. As aulas de robótica das duas turmas tiveram as mesmas atividades e foram videogravadas. A análise focalizou na identificação das ações discursivas juntamente com os propósitos e ações pedagógicas responsáveis por facilitar e incentivar a ocorrência da argumentação e da alfabetização científica implementada pelos professores na investigação da presença das mesmas no contexto da aula de robótica nos dois grupos. Concluímos que o desenvolvimento das ações discursivas e os propósitos epistêmicos do professor durante as aulas de robótica contribuem na construção do conhecimento promovendo a alfabetização científica. |
Descripción : | RODRIGUES, Sylvia Regina de Chiaro Ribeiro, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: DE CHIARO, Sylvia |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34208 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Jéssica de Andrade Silva.pdf | 3,63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons